O disco intervertebral é constituído por fibrocartilagem. Trata-se de um tecido pouco vascularizado,

o que acarreta baixo poder de cicatrização. A ocorrência de lesões crônicas nesse tecido é comum, tendo em vista que se trata de uma região que sofre grande impacto ao longo da vida, o que fica evidente com o levantamento de pesos, principalmente de maneira inadequada. No que se refere às lesões do disco intervertebral, a hérnia de disco é a doença que mais provoca dores nas costas e alterações de sensibilidade para coxa, perna e pé. Sobre tal condição, analise as asserções a seguir.
I. A falência do tecido ocorre devido às cargas que estão sendo impostas e aos estresses gerados de tensão, compressão e cisalhamento, que excedem a resistência do tecido.
PORQUE
II. Eles podem degenerar o disco intervertebral, rompê-lo e fazer com que fragmentos de disco migrem, causando a hérnia.
A respeito das asserções I e II, assinale a alternativa correta.

A asserção I é falsa, e a II é verdadeira.

As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é justificativa correta da I.

A asserção I é verdadeira, e a II é falsa.

As asserções I e II são verdadeiras, e a II é justificativa correta da I.

As asserções I e II são falsas.

1 Resposta

  • Julliagatinhappank

    Os discos vertebrais são como os meniscos, eles servem para absorver impactos e impedir que uma vértebra cause danos à outra vértebra, ela é formada por tecido conjuntivo, mas ela não consegue resistir a estresses e tensões muito grandes (alternativa D).

    Quanto maior o dano que um disco vertebral sofre, maiores as chances deles darem origem a hérnias de disco, nesses casos os pacientes podem sentir dores, desconfortos e perderem sensibilidade em algumas partes do corpo.

    Espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.