O gráfico mostra a incidência de dengue no Brasil, por semana epidemiológica, nos anos de 2014, 2015 e

início de 2016. Avalie as afirmações a seguir. I. Os dados apresentados são gerados a partir do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), o qual também é responsável pela geração dos dados de outras doenças de notificação compulsória.
II. A subnotificação dos casos de dengue faz que a incidência da doença apresentada no gráfico seja menor que sua real incidência na população, o que inviabiliza as tomadas de decisão adequadas pelo gestores.
III. Sendo o vetor que transmite a dengue o mesmo transmissor de doenças como chikungunya e zika, pode-se esperar um maior número de casos dessas doenças nos períodos mais quentes do ano, que correspondem às primeiras e às últimas semanas epidemiológicas.
IV. A sazonalidade da incidência de dengue permite ao gestor planejar ações de combate à doença, bem como ações educativas que previnam novos casos nos períodos de maior risco.

1 Resposta

  • KimberllyKethley

    A alternativa 5) é a correta.

    A dengue, a malária e a febre amarela são doenças predominantes em países tropicais em desenvolvimento ou de terceiro mundo, atingem principalmente as pessoas mais pobres devido à falta de saneamento que permite que os insetos vetores se desenvolvam.

    Essas doenças são causadas por protozoários e vírus, e podem ser adquiridas por transfusão sanguínea, que é algo bem similar ao repasto sanguíneo pelos insetos.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.