​O modelo entende que a saúde compreende três dimensões: a biológica, a social e cultural (BARATA,

2012). A dimensão biológica compreende as características biológicas marcadas pela interação genótipo-fenótipo, ou seja, a genética e a modulação das potencialidades são herdadas pelas condições concretas da existência que irão resultar nas manifestações fenotípicas, como a idade/sexo e fatores hereditários X estilo de vida.

Na dimensão social, incluem-se os grupos sociais e as formas de consciência e condutas resultantes de suas interações, bem como a forma de constituição dessas comunidades.

A dimensão cultural engloba as condições de vida e de trabalho e suas formas de organização que compreende as condições socioeconômicas, culturais e ambientais gerais.
FURTADO, Marcela Demitto; OLIVEIRA, Raquel Gusmão. Saúde Coletiva. Maringá: Unicesumar, 2019. p.22-24.

De acordo com o que você compreendeu por determinantes sociais, e refletindo sobre os dados da pesquisa em Prevalência de sobrepeso e obesidade em crianças e adolescentes de diferentes condições socioeconômicas, resolva as questões que seguem:

PRIMEIRA TAREFA

1. Explique a relação dos determinantes sociais proposto por Dahlgren e Whitehead com a prevalência de obesidade infantil na sociedade brasileira.

1 Resposta

  • heylivis

    letra b porque fica em segundo lugar no mapa terrestre e suas tecnologias e revoluções

Clique aqui para adicionar a sua resposta.