O Pacto pela Vida consistiu no compromisso entre gestores do SUS em torno de prioridades de impacto

sobre a situação de saúde da população brasileira. O Pacto em defesa do SUS envolveu ações concretas e articuladas pelas três instâncias federativas no sentido de reforçar o SUS como política de Estado. O Pacto de Gestão do SUS trouxe alterações nas regras anteriores com vistas a reforçar a estratégia da regionalização, contribuindo para o fortalecimento da denominada gestão compartilhada e solidária do SUS. MENICUCCI, T. M. G. et al.. Pacto pela saúde: aproximações e colisões na arena federativa. Ciência e Saúde Coletiva, [S. l], v. 23, n. 1, p. 29-40, 2018.

Nesse sentido, cabe destacar que o Pacto pela Saúde se dá num cenário em que se busca a operacionalização do SUS, especialmente, no que tange à consolidação da equidade social.

I. No Pacto pela Vida, as metas são firmadas em torno das necessidades prioritárias que geram impacto na saúde da população brasileira.

PORQUE

II. São seis as prioridades pactuadas: Saúde do Idoso; Controle do câncer do colo do útero e da mama; Redução da mortalidade infantil e materna; Fortalecimento da capacidade de resposta às doenças emergentes e endemias, com ênfase na dengue, hanseníase, tuberculose, malária e influenza; Promoção da Saúde; e Fortalecimento da Atenção Básica.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

1 Resposta

  • Joaoguiopdsfze

    eu só preciso de pontos:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.