O planejamento familiar é um direito assegurado na Constituição Federal e na Lei n° 9.263, de 12 de janeiro

de 1996, assegura o direito sexual e reprodutivo, a livre decisão da pessoa sobre ter ou não ter filhos. Não pode haver imposição sobre o uso de métodos anticoncepcionais ou sobre o número de filhos. Adolescentes e jovens têm direito a ter atendimento sem discriminação, com garantia à privacidade e segredo. De maneira geral, os adolescentes podem usar a maioria dos métodos anticoncepcionais disponíveis. No entanto, alguns métodos são mais adequados que outros nessa fase da vida. Considerando esse contexto, analise as seguintes afirmativas:

I. Os métodos comportamentais da tabela, do muco cervical, da temperatura basal e diafragma são pouco recomendados para adolescentes, porque exigem disciplina e planejamento e as relações sexuais nessa fase, em geral, não são planejadas.

II. O preservativo masculino ou feminino deve ser usado em todas as relações sexuais, independentemente do uso de outro método anticoncepcional, pois é o único método que oferece dupla proteção, ou seja, protege ao mesmo tempo das infecções sexualmente transmissíveis e da gravidez indesejada.

III. As pílulas combinadas e a injeção mensal podem ser usadas na adolescência, desde a primeira menstruação. A minipílula e a injeção trimestral não devem ser usadas antes dos 16 anos. Já o dispositivo intrauterino (DIU) pode ser usado pelas adolescentes, entretanto as que nunca tiveram filhos correm mais risco de expulsá-lo.

Considerando as informações apresentadas, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:
a.
I, apenas.

b.
II e III, apenas.

c.
I e II, apenas. Incorreto

d.
III, apenas.

e.
II, apenas.

1 Resposta

  • Felipe

    II e III, apenas

    Explicação: Corrigido pelo AVA

Clique aqui para adicionar a sua resposta.