O Planejamento Normativo ou Tradicional surgiu do intuito de países latino-americanos repensarem os recursos
destinados à área da saúde para garantir tanto o crescimento econômico, quanto a promoção do bem-estar social da população. O método foi criado na década de 1960 pelo Centro de Estudos del Desarrollo (CENDES) por encomenda da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Com relação ao método de Planejamento Normativo, leia as afirmações abaixo:( ) Ao entender a realidade de uma organização por meio da abordagem sociotécnica, estamos enfatizando a existência de dois sistemas: o sistema social e o sistema econômico.
( ) A “determinação dos objetivos” segue uma relação hierárquica, ou seja, no topo da gestão, os objetivos têm uma maior amplitude, enquanto que, nas instâncias abaixo, os objetivos se tornam mais específicos e detalhados.
( ) A fase denominada “estabelecimento de prioridades” refere-se ao momento em que ocorre o levantamento dos recursos necessários para implementar as ações idealizadas na primeira fase (diagnóstico).
( ) A sétima fase (aperfeiçoamento) postula que a avaliação deva ocorrer como um processo contínuo e permanente.
Julgue como (V) verdadeiras ou (F) falsas e em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V – V – F – F.
b. F – V – F – V. correto
c. F – V – V – F.
d. V – F – V – F.
e. V – V – V – V.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
alexandre704
(F ) Ao entender a realidade de uma organização por meio da abordagem sociotécnica, estamos enfatizando a existência de dois sistemas: o sistema social e o sistema econômico.
(V ) A “determinação dos objetivos” segue uma relação hierárquica, ou seja, no topo da gestão, os objetivos têm uma maior amplitude, enquanto que, nas instâncias abaixo, os objetivos se tornam mais específicos e detalhados. (F ) A fase denominada “estabelecimento de prioridades” refere-se ao momento em que ocorre o levantamento dos recursos necessários para implementar as ações idealizadas na primeira fase (diagnóstico).
(V ) A sétima fase (aperfeiçoamento) postula que a avaliação deva ocorrer como um processo contínuo e permanente.