O sarampo é uma doença infectocontagiosa grave causada por um vírus pertencente à família Paramixoviridae

e ao gênero Morbilivirus, que apresenta uma elevada infectividade. Essa doença pode ser evitada por meio da vacina – considerada altamente eficaz contra a transmissão e o contágio – cedida gratuitamente pelo SUS. Estudos epidemiológicos sobre a prevalência e mortalidade dos acometidos por sarampo, bem como a cobertura vacinal são fundamentais para subsidiar o desenvolvimento e acompanhamento de políticas públicas de controle e prevenção da doença. CARVALHO, W. R.I. et al. Impacto na baixa vacinação contra o sarampo no cenário da pandemia de Covid-19 no Brasil. Brazilian Journal of Infectious Diseases, v. 25, p. 101529, 2021. (adaptado).

A respeito dos estudos epidemiológicos sobre o sarampo, analise as afirmações a seguir:

I. Os estudos sobre a cobertura vacinal contra o sarampo fornecem dados para o planejamento e avaliação das campanhas de vacinação.
II. Os dados referentes a prevalência do sarampo descrevem as condições de saúde da população, determinando a distribuição e extensão da doença.
III. A análise da mortalidade do sarampo possibilita investigar os fatores determinantes e o prognóstico da doença, e, com isso, desenvolver tratamentos mais efetivos.
IV. Os resultados e as interpretações obtidas a partir dos estudos epidemiológicos sobre o sarampo auxiliam no planejamento de ações e na gestão em saúde pública.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.

Alternativa 2:
II e IV, apenas.

Alternativa 3:
III e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, II e III, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

1 Resposta

  • TonyWeber

    l e ll

    Explicação:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.