O sistema endócrino é responsável por regular e coordenar o funcionamento do organismo humano. É caracterizado

por apresentar células capazes de produzir e secretar substâncias químicas, os hormônios. O sistema endócrino, através de seus hormônios, é responsável pelo controle e regulação de diversas funções corporais, de modo que, recebem uma informação, organizam uma resposta apropriada e, em seguida, envia uma mensagem até o órgão ou tecido correspondente. Em geral, o sistema endócrino trabalha para manter a homeostase, o equilíbrio do corpo. ALMEIDA, Felipe Natali. Fisiologia Humana. Maringá - PR.: Unicesumar, 2019. Superiormente a cada rim, possuímos uma glândula endócrina muito importante para o funcionamento do corpo, as “glândulas adrenais”. Essa glândula produz e secreta vários hormônios fundamentais para o equilíbrio (homeostasia), regulação e funcionamento do corpo. A glândula adrenal está representada na imagem abaixo. Um dos principais hormônios produzidos e secretados por essa glândula é o Cortisol, cujos efeitos podem ser metabólicos, hemodinâmicos e imunológicos. 1) Descreva os efeitos metabólicos, hemodinâmicos e imunológicos produzidos pelo hormônio cortisol.

1 Resposta

  • Tay

    O cortisol é um hormônio corticoide produzido pelas glândulas suprarrenais (também chamadas de adrenais) principalmente em situações de estresse. Por esse motivo, ele é popularmente conhecido como o "hormônio do estresse". O ACTH é um hormônio hipofisário que atuam nas adrenais, estimulando a produção e secreção do cortisol.

    Quando liberado na corrente sanguínea, ele ajuda a reduzir inflamações, a controlar o nível glicêmico e o funcionamento do sistema imune. Ao longo do dia ele é liberado em concentrações variáveis, sendo o maior pico pela manhã. Ao longo do dia, ele vai diminuindo, junto da produção de serotonina.

    Para aprender mais sobre o sistema endócrino, continue estudando:

Clique aqui para adicionar a sua resposta.