O sistema suplementar é formado por planos de saúde e seguros-saúde, e oferecem serviços por rede assistencial
própria ou credenciada, ou seja, os profissionais de saúde podem ser contratados ou credenciados junto às operadoras, como prestadores de serviços.Para iniciarmos as atividades da nossa disciplina, convido você a ler o trecho da notícia abaixo:
A SAÚDE SUPLEMENTAR EM 2019
A regulação do setor de planos de saúde no Brasil passou por vários ciclos, ora com ênfase na regulação assistencial e de acesso, ora com foco na regulação econômica, mas sempre buscando o equilíbrio e a sustentabilidade, visando garantir que o consumidor seja atendido com cada vez mais qualidade. A busca por serviços que entreguem cada vez mais valor em saúde, com resultados assistenciais que importam ao paciente a um custo suportável aos consumidores e contratantes, deve ser o objetivo de todos que atuam na saúde suplementar, e assim continuará sendo para a ANS, que completará duas décadas no próximo dia 28 de janeiro.
Para os próximos anos, portanto, a ANS quer aperfeiçoar o trabalho que realiza, aprimorando os mecanismos regulatórios, e ampliar o debate sobre a sustentabilidade do setor, tão necessária para a continuidade da prestação do serviço de saúde suplementar à população num contexto de rápido envelhecimento populacional, novas tecnologias e aumento dos custos em saúde.
Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS. A saúde suplementar em 2019. Brasília, 2019. Disponível em: https://bit. ly/2LpbJWV. Acesso em 11 mai. 2020.
Com base nessas informações e de acordo com seus conhecimentos, responda:
Qual a importância e desafios do sistema suplementar de saúde?
De que forma o sistema suplementar estará presente em sua futura atuação profissional?
resposta: confirmada pelo professor
O sistema suplementar de saúde tem o papel de normatizar, controlar e fiscalizar as operadoras representando um importante pilar de sustentação do Sistema Nacional de Saúde. Desafios são :Regulação dos preços;Controle e monitoramento de fraudes; Investimento em tecnologia;Na atenção Primária à Saúde curando doenças que já se instalaram. O sistema suplementar estará presente na enfermagem na Promoção da saúde onde o ganho de saúde para o paciente, a redução de custos para o convênio e marketing para o comercial.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
yarawaneska49
São considerados verdadeiros desafios ao sistema suplementar de saúde:
Atenção Primária à Saúde;Regulação dos prestadores e fornecedores;As regras de precificação e também de reajuste;Incorporação de novas tecnologias;Combate às fraudes ;Mudança do modelo de remuneração.De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Saúde Suplementar tem como sua base as operadoras de saúde, os profissionais de saúde (médicos, enfermeiros e técnicos) e os beneficiários.