O Sr. João, 68 anos, sofreu um acidente vascular encefálico e apresentou como sequela uma hemiplegia

à esquerda. Internado por 6 dias, teve alta com encaminhamento para acompanhamento com Fisioterapeuta. O agente comunitário de saúde, em visita domiciliar, observou a necessidade do idoso e trouxe o caso para a discussão de equipe, de modo que o Fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) agendou uma visita domiciliar para iniciar o acompanhamento do caso. Sobre os cuidados com o Sr. João, assinale a alternativa INCORRETA. A) A posição supina deve ser orientada tão pouco quanto possível pelo fisioterapeuta, pois, nessa postura, a atividade reflexa anormal está em seu máximo devido à influência dos reflexos tônico-cervicais e labirínticos.
B) Deitar sobre o lado esquerdo é a posição que deve ser menos encorajada ao paciente pelo fisioterapeuta, pois essa postura aumenta a espasticidade, dificulta a percepção do membro e diminui a mobilidade do paciente para realizar tarefas ao leito.
C) O fisioterapeuta deve orientar que o paciente evite a posição semideitada, uma vez que esta reforça a flexão indesejada do tronco com extensão das pernas.

D) O fisioterapeuta deve recomendar que nada deve ser colocado na mão hemiplégica numa tentativa de contrabalançar a espasticidade flexora, uma vez que o efeito será justamente o oposto, porque a influência do reflexo de preensão faz com que a mão se feche sobre o objeto segurado.
E) O fisioterapeuta deve recomendar que nada deve ser colocado de encontro com o antepé numa tentativa de evitar uma deformidade em flexão plantar. A preensão firme contra o antepé aumenta a atividade reflexa indesejada no padrão de extensão.

RESPONDER

neireoliveira está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.