OLHARES QUE BUSCAM O BRASIL Ao despontar como potência econômica do século XXI, o Brasil tem cada vez
mais atraído os olhares do mundo, chamando a atenção da mídia, de grandes empresas e de outros países. Contudo, é outro olhar não menos importante que deveria começar a nos sensibilizar mais: o olhar marginalizado e cheio de esperança daqueles que não têm dinheiro, dos famintos e desempregados ao redor do globo. São pessoas com esse perfil que majoritariamente contribuem para o crescente volume de imigrantes no país, e o que se vê é uma ausência de políticas públicas eficientes para receber e integrar essas pessoas à sociedade.Não parece que a solução seja simplesmente deixar que imigrantes pouco qualificados continuem entrando no país de forma irregular e esperar que eles, sozinhos, encontrem um ofício para se sustentar. O governo ainda não percebeu que a regularização desses imigrantes e a inserção dos mesmos no mercado de trabalho formal poderiam servir como oportunidades para o país arrecadar mais impostos e possíveis futuros cidadãos, ou seja, novos contribuintes para a deficitária Previdência Social.
Visando aproveitar tais benefícios, o governo poderia começar a implantar, nas regiões por onde chegam os imigrantes, mais órgãos e agências que oferecessem serviços de regularização do visto e da carteira de trabalho, posto que ainda há muita deficiência de controle nesse setor. Além disso, nos destinos finais desses imigrantes poderiam ser oferecidos cursos de português e cursos qualificantes voltados para os mesmos. Isso facilitaria muito a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho formal e poderia inclusive suprir a alta demanda por mão de obra em setores como o da construção civil, por exemplo.
Nesse sentido, é preciso que atitudes mais energéticas sejam tomadas a fim de que o país não deixe escapar essa oportunidade: a de transformar o problema da imigração crescente em uma solução para outros. A questão merece mais atenção do governo, portanto, pois não deve ser a toa que o Brasil, além de ser conhecido pela hospitalidade, também o é pelo modo criativo de resolver problemas. Prestemos mais atenção aos olhares que nos cercam; deles podem vir novas oportunidades.
Caroline Lopes dos Santos
De maneira reduzida, qual das alternativas define melhor o gênero dissertação: *
É um tipo de texto onde o autor apresenta sua opinião descrevendo fatos.
É um texto que narra as ações de personagens em determinado tempo e espaço, através da sequência de fatos.
É um texto estruturado para transmitir o ponto de vista do autor.
De acordo com a estrutura, a dissertação argumentativa apresenta: *
Introdução, tema, tese e conclusão.
Tese, desenvolvimento e argumentação.
Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução, tese, argumento, desenvolvimento, proposta, conclusão.
Sobre as características do texto dissertativo, podemos afirmar que: *
Sua principal característica é narrar algum acontecimento verídico ou não.
Apresentar informações sobre um objeto ou fato específico, enumerando suas características através de uma linguagem clara e objetiva.
Texto de opinião, no qual as ideias são desenvolvidas com a intenção de convencer o leitor.
Possue uma linguagem simples e subjetiva.
Qual é a tese (opinião defendida, ponto de vista) defendida no texto? *
O Brasil tem atraído muitos imigrantes, mas não tem políticas públicas para recebê-los.
Os imigrantes contribuem para o desenvolvimento do país.
As políticas públicas são colaboram com a segregação dos imigrantes.
O Brasil melhorou e por isso precisa investir nos imigrantes.
Para fundamentar a tese que defende, o autor organiza seus argumentos em dois parágrafos e, conforme solicitado pela prova do Enem. Identifique o argumento utilizados 2º parágrafo. *
O recolhimento maior de impostos, melhoraria a situação da previdência.
Os imigrantes sozinhos não demandam exigências do governo, mas sim de seu país de origem.
A regularização dos imigrantes e sua inserção no mercado de trabalho seriam ações pouco efetivas e dispendiosas.
Com o objetivo de interferir no problema apresentado pelo tema, a proposta de intervenção deve exprimir, minimamente, o que deve ser feito de maneira ativa. Nesse sentido, a AÇÃO é o elemento essencial, que auxiliará na identificação dessa proposta, ao qual se relacionam o AGENTE indicado para executar essa ação, seu MODO/MEIO de execução e seu EFEITO, pretendido ou alcançado, e um DETALHAMENTO de um dos elementos anteriores. Portanto, a proposta de intervenção muito bem elaborada, de forma detalhada, é aquela que apresenta esses 5 elementos. No caso do texto lido identifique quem seria o AGENTE da proposta. *
Sociedade.
Governo.
Brasileiros.
Setores da construção civĺl.
Imigrantes.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
ruiva2673
1) a) O primeiro parágrafo é a introdução, porque fala sobre o tema de uma maneira mais abrangente e mostra ao leitor qual o assunto será debaido ao longo do texto.
b) os dois paragrafos seguintes são o desenvolvimento do texto, pois apresentam os argumentos e pontos de vista do autor.
c) o ultimo paragrafo é a conclusão, pois apresenta até uma proposta de intervenção para a problemática debatida ao longo do texto.
2) Para o autor, o Brasil tem pouco preparo para receber os imigrantes, isso acaba sendo um problema pois a imigração poderia trazer benefícios para a economia.
3)
a) os argumentos são:
Segundo parágrafo: Não parece que a solução seja simplesmente deixar que imigrantes pouco qualificados continuem entrando no país de forma irregular e esperar que eles, sozinhos, encontrem um ofício para se sustentar.
Terceiro parágrafo: A falta de apoio aos imigrantes impossibilita que eles consigam adentrar no mercado de trabalho, já que eles não possuem documentos certificados e mal sabem falar o portugues.
b) A regularização dos imigrantes, a inserção dos mesmos no mercado de trabalho, o ensino do portugues e o oferecimento de cursos profissionalizantes.
4) a) um dos argumentos retomados é o apoio do governo que pode ajudar na situação da imigraçao e como seria benéfico para o país a entrada dos mesmos.
b)o olhar dos imigrantes.
c) retomar algo que já foi escrito no inicio do texto ajuda a finalizar o mesmo, deixando o final "amarrado" ao começo, ou seja, um texto mais cíclico que o desfecho tenha relação com tudo o que foi dito.
5) a) "Poderiam ser oferecidos cursos de português e cursos qualificantes voltados para os mesmos"
."É preciso que atitudes mais energéticas sejam tomadas"
."Não deve ser a toa que o Brasil"
b) "Poderia ser oferecido cursos de portugues..."
"É necessario que..."
"Não é a toa que o Brasil"
7) a) Porque isso proporciona maior credibilidade ao autor, e como ele já está expondo sua opinião, acaba sendo desnecessário o uso.
b) Nós, o povo brasileiro.
c) O uso de primeira pessoa nesse caso é para gerar apelo emocional e tenta mostrar que é uma questão que atinge a todos, por isso todos nós, brasileiros.