Os diferentes sistemas de gênero – masculino e feminino – e de formas de operar nas relações sociais

de poder entre homens e mulheres são decorrência da cultura, e não de diferenças naturais instaladas nos corpos de homens e mulheres. Não faltam exemplos demonstrativos de que a hierarquia de gênero, em diferentes contextos sociais, é em favor do masculino. De onde vêm as afirmações de que as mulheres são mais sensíveis e menos capazes para o comando? A idéia de “inferioridade” feminina foi e é socialmente construída pelos próprios homens e pelas mulheres ao longo da história. Para as ciências sociais e humanas, o conceito de gênero se refere à construção social do sexo anatômico. Ele foi criado para distinguir a dimensão biológica da dimensão social, baseando-se no raciocínio de que há machos e fêmeas na espécie humana, no entanto, a maneira de ser homem e de ser mulher é realizada pela cultura. Assim, gênero significa que homens e mulheres são produtos da realidade social e não decorrência da anatomia de seus corpos. Atualmente, discute-se os conceitos de gênero e sua influencia no processo de saúde-doença da população. de poder entre homens e mulheres são decorrência da cultura, e não de diferenças naturais instaladas nos corpos de homens e mulheres. Assim, conceitua-se gênero como:

Escolha uma:
a.
Gênero é aquilo que diferencia socialmente as pessoas, sendo que os papéis sociais e as funções atribuídas a homens e mulheres devem ser definidos pelo sexo.

b.
Gênero é a definição biológica de homem e mulher, sendo sinônimo de sexo.

c.
Gênero é o termo utilizado para designar a construção atual do sexo biológico e a relação com a opção sexual de homens e mulheres.

d.
As diferenças entre os órgãos sexuais de homens e mulheres não definem o gênero.

e.
Gênero é o sexo social definido, ou seja, gênero não é sinônimo de sexo. Enquanto o sexo é biológico, o gênero é construído historicamente, culturalmente e socialmente.

RESPONDER

XXXTh está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.