Os efeitos farmacológicos da maioria dos fármacos são atr

ibuídos à sua interação com os componentes macromoleculares (receptores) do organismo. Os fármacos não produzem reações biológicas, mas, em geral, alteram a velocidade ou a magnitude de uma resposta celular intrínseca. As interações fármaco-receptoras alteram a função do componente biológico envolvido e iniciam as alterações bioquímicas e fisiológicas que caracterizam a resposta ao fármaco.



Diante disso, analise as assertivas a seguir:

I. Os receptores dos fármacos podem estar localizados nos compartimentos intracelulares específicos, como no núcleo, mas normalmente se localizam nas superfícies das células.

II. Enzimas, ácidos nucleicos e proteínas podem atuar como receptores de fármacos e, sob o ponto de vista quantitativo, as proteínas constituem o grupo mais importante de receptores farmacológicos.

III. As proteínas reguladoras, que medeiam as ações de sinais químicos endógenos, como neurotransmissores, são as proteínas consideradas as mais prevalentes.

IV. Outras classes de proteínas que têm sido identificadas como receptores de fármacos incluem enzimas, que podem ser inibidas por ligação com um fármaco; proteínas de transporte; e proteínas estruturais.



Assinale a alternativa correta:


Escolha uma opção:

a.
Todas as alternativas estão corretas


b.
Apenas I está correta


c.
Apenas I, II, e III estão corretas


d.
Apenas I e IV estão corretas


e.
Apenas I e II está correta

RESPONDER

NataliaBrito está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.