Paciente masculino, 20 anos, vítima de colisão auto x ante
paro, sem histórico de doenças crônicas, é admitido na UTI proveniente do Centro Cirúrgico no pós operatório imediato de drenagem de hematoma cerebral devido a traumatismo cranioencefálico. Apresenta Derivação Ventricular Externa (DVE), anisocoria OD>OE, Glasgow 04, com hematoma periorbital D, Tubo Orotraqueal em ventilação mecânica. O médico neurologista instala monitorização de PIC (pressão intracraniana). Tomando por base a condição clínica do paciente, analise as intervenções de enfermagem e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas e logo após marque a sequência correta:( ) A temperatura corporal deve ser medida preferencialmente de forma continua e, em caso de ocorrer febre, o paciente deve receber antitérmico e medidas gerais de resfriamento (compressas frias, resfriamento do ambiente, etc) imediatamente. A hipertermia é causa importante e controlável da lesão neuronal.
( ) A monitorização contínua da capnografia é de fundamental importância no paciente neurocrítico, uma vez que os vasos sanguíneos cerebrais respondem às variações do CO2 e, caso as alterações desse gás no sangue não seja identificada precocemente , podem aumentar a pressão intracraniana e levar a lesões graves do tecido cerebral.
( ) Deve-se manter o paciente em posição de Tredelengurg com a cabeça e o pescoço alinhados em posição anatômica. Este posicionamento maximiza o retorno venoso cerebral, sem causar queda significativa da PPC.
( ) O objetivo da monitorização da PIC (pressão intracraniana) é a manutenção da PIC menor que 20 mmHg e da PPC maior que 60mmHg. Qualquer intervenção somente deve ser instituída após a PIC manter-se maior que 20 mmHg por mais de 5 a 10 minutos, tendo em vista que elevações transitórias da PIC podem ocorrer com a tosse, movimentação do paciente no leito, períodos de aspiração e assincronia com o ventilador.
( ) A manutenção da sedação e analgesia podem aumentar a PIC por aumento da demanda metabólica, da assincronia com o ventilador, da resposta simpática.
( ) A febre diminui o metabolismo cerebral e aumenta a injúria cerebral. Uma demanda metabólica cerebral reduzida resulta em aumento do FSC e pode diminuir a PIC por aumento no volume de sangue intracraniano. Além disso, uma demanda metabólica reduzida, sem um FSC que a satisfaça, pode acarretar isquemia e injúria cerebral.
Escolha uma:
a. F, F, V, V, F, F
b. V, V, F, V, V, F
c. F, V, F, F, V, V
d. V, V, F, V, F, F
e. V, F, V, F, V, F
Cleodicepaulapsvtx está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.