Pacientes graves têm como fator comum de propensão as alte

rações fisiológicas que podem levar a disfunções orgânicas sérias, que podem afetar de forma negativa as funções do sistema nervoso central, em especial quando da presença de lesões vasculares e traumáticas. Dentre as afecções neurológicas destaca-se a hipertensão intracraniana (HIC) caracterizada como uma emergência, que deve ser reconhecida e tratada o mais rapidamente possível. Considerando os cuidados de enfermagem na monitorização da PIC, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas e logo após, marque a sequência correta:

( ) A PIC interfere no fluxo sanguíneo cerebral por se um determinante da pressão de perfusão cerebral (PPC). Assim, deve ser observado, com frequência, o valor da PIC, pois sua elevação está associada aos quadros de isquemia e herniações cerebrais.

( ) A pressão intracraniana (PIC) é estável e não oscila com a pulsação arterial, ou eventos simples como tosse ou aspiração das vias aéreas.

( ) O fluxo sanguíneo dentro do cérebro será normal se a pressão arterial média (PAM) for igual à pressão intracerebral (PIC). Logo, quanto maior a pressão intracraniana (PIC) maior será a pressão de perfusão cerebral (PPC).

( ) Caso seja necessária a monitorização e o registro da pressão de perfusão cerebral, e o monitor não fizer esse cálculos, basta realizar o cálculo através da fórmula PPC = PAM (Pressão Arterial Média) – PIC (Pressão Intracraniana).

( ) Para monitorização da PIC, o transdutor de pressão deve ser/ficar posicionado 20cm acima do meato auditivo.


Escolha uma:
a.
F, V, V, F, F
b.
V, F, F, F, F
c.
F, F, F, V, V
d.
V, F, F, V, V
e.
V, F, F, V, F

RESPONDER

Cleodicepaulapsvtx está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.