Patologia é o estudo estrutural e funcional de anormalidades que são apresentadas como doenças de órgãos
e sistemas. Rudolf Virchow no século XIX é referido como o pai da patologia, que propôs que o dano a menor unidade de vida do corpo, a célula, é responsável por toda doença. Este conceito é até hoje considerado. Por isso é fundamental a compreensão dos processos de reparo tecidual. Pensando nisto, analise a seguinte hipótese. “Um estudante ao estudar os mecanismos de reparo tecidual se depara com o seguinte dilema, como distinguir um reparo tecidual de um tecido inflamado, ele chega à seguinte conclusão de que todo dano inflamatório acontece concomitantemente com mecanismos de reparo e resolução tecidual.”Sobre a afirmação do estudante, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
O estudante está correto quanto a sua afirmação pois toda lesão independente do dano pode levar a regeneração.
b.
O estudante está correto, pois um dano inflamatório seja da magnitude que for acontece concomitantemente com o mecanismo de reparo ou resolução.
c.
A afirmação do estudante está correta, pois no mecanismo de reparo ou resolução tecidual, o neutrófilo, principalmente, é o responsável pelo reparo tecidual.
d.
O estudante está equivocado pois mesmo havendo a transição de uma lesão cicatricial, a inflamação é o estado final de uma lesão irreversível.
e.
O estudante está equivocado, pois uma lesão inflamatória pode se adaptar e voltar a sua homeostasia normal.
Ristermit está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.