Por que as pessoas desidratadas correm risco de morte? ​

1 Resposta

  • Clara

    A água é uma das mais importantes substâncias encontradas no nosso organismo, sendo responsável por diversos processos fundamentais para a nossa sobrevivência, tais como a regulação da temperatura e a eliminação e transporte de substâncias. Em virtude da incapacidade de armazenarmos essa substância, devemos frequentemente fazer a sua reposição para garantir o bom funcionamento do corpo.

    Algumas vezes a perda de água pelo organismo, seja pelo suor, seja pelas fezes, por exemplo, é maior do que a sua reposição. A baixa disponibilidade de água, juntamente à perda considerável de sais minerais, gera um quadro conhecido como desidratação.

    A desidratação é um problema grave que leva pessoas à morte todos os anos, sendo normalmente as crianças as mais acometidas. As causas são variadas, entretanto, na maioria dos casos, o problema relaciona-se com diarreias agudas. Outras causas que podem ser descritas são ingestão insuficiente de líquidos, vômitos intensos, transpiração excessiva, uso exagerado de diuréticos, queimaduras intensas e hemorragias.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.