Quais são os sintomas do covid-19? e o que podemos fazer para evitalos?

1 Resposta

  • tokioruiva

    resposta: Em geral, os sintomas do COVID-19 são parecidos com os de uma gripe normal. No entanto, há alguns sinais que ajudam a diferenciá-lo de outros tipos de infecções semelhantes.  

    Além do histórico de viagem e contato com pessoas infectadas, o principal fator que ajuda a identificar o coronavírus são problemas respiratórios que não são comuns nas gripes convencionais, como intensa falta de ar. Os outros sintomas são febre, fadiga, dores no corpo e tosse.

    Explicação: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), coronavírus são uma família de vírus que causam doenças a animais ou seres humanos. Em humanos, a maior parte dos coronavírus causam problemas respiratórios similares a uma gripe.

    A principal dica é simples: lavar as mãos, principalmente para evitar levar ao nariz e a boca vírus contraídos na rua. A higienização pode ser feita com água e sabão (apenas água é considerado ineficaz) ou com álcool em gel.

    Segundo o Centro para a Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC, na sigla em inglês), há um jeito certo de lavar as mãos. Saiba como fazer:

    1º passo: Molhe as mãos com água corrente limpa. Feche a torneira e ensaboe as mãos.

    2º passo: Transforme o sabão em uma espuma ao esfregar as mãos. Ensaboe as costas da mão, entre os dedos e abaixo das unhas.

    3º passo: Esfregue as mãos por, ao menos, 20 segundos. Não há um número mágico, mas lavar as mãos por ao menos esse período está se mostrando capaz de remover mais micróbios do que lavar por tempos mais curtos.  

    4º passo: Enxague suas mãos em água corrente limpa.

    5º passo: Seque suas mãos usando uma toalha limpa ou coloque-as sob o ar quente.

    O Ministério da Saúde também faz outras recomendações. É importante evitar tanto quanto possível aglomerações de pessoas e cumprimentar outras pessoas de forma física, com abraços, beijos e apertos de mãos.  

    Apesar de haver transmissão comunitária, as pessoas que retornarem de viagens ao exterior seguem sendo consideradas mais vulneráveis ao novo coronavírus. Por isso, quem retornar de viagem, independemente do país, é orientado a permanecer isolado por sete dias.  

    Também é importante evitar permanecer em ambientes fechados e compartilhar itens pessoais, como copos e talheres. As autoridades não recomendam o uso de máscaras de proteção, com exceção de profissionais de saúde e cuidadores de idosos.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.