Quantos dias para aparecer os sintomas da omicron

1 Resposta

  • Fernandaa

    Não há estudos conclusivos, mas relatos em revistas científicas, dados epidemiológicos e testemunhos de especialistas apontam que, ao contrário de outras variantes, a Ômicron manifesta sintomas mais cedo - portanto, infectados poderiam transmitir covid-19 antes. Tudo parece estar relacionado à maior carga viral da variante. 

    Com a Gama, eram necessários entre cinco e seis dias após o contato com caso positivo para os primeiros sintomas, podendo chegar a até 14 dias pós-infecção, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Com a Delta, eram precisos quatro dias, de acordo com estudo realizado na França. Já a Ômicron provoca alterações corporais em geral no terceiro dia após infecção, podendo variar entre dois e cinco dias depois, segundo estudo realizado na Noruega. Com a mudança de sintomas, o tempo de transmissão também pode ter sido alterado. 

    Orientações mais recentes do Centro de Controle e Prevenção e Doenças (CDC), dos Estados Unidos, apontam que a transmissão da Ômicron pode ocorrer a partir de 48 horas antes dos primeiros sintomas e chegar ao ápice até 72 horas após o início dos sintomas — podendo se estender por mais cinco dias até totalizar 10 dias de transmissão após a infecção. Anteriormente, a transmissão costumava começar apenas no dia anterior ou no dia de aparecimento dos sintomas. 

    — Em geral, é pelo terceiro dia depois da contaminação que surgem os sintomas. Com as variantes anteriores, como a Gama, a gente esperava de cinco a sete dias. Parece pouca coisa, mas 72 horas a mais de transmissão é muito tempo. O PCR agora dá para fazer no primeiro dia de sintomas até uma semana depois do início, ao contrário de antes, que precisava esperar 72 horas. O assintomático pode fazer no terceiro dia após contato com caso sabido. Aparentemente, as pessoas ficam doentes por menos tempo com a Ômicron se estão vacinadas, mas não há dados para saber a partir de quantos dias a pessoa deixa de transmitir — explica o médico Alexandre Vargas Schwarzbold, professor na Universidade

    Explicação:

    ajudei

Clique aqui para adicionar a sua resposta.