Resistência à insulina é um termo empregado para definir uma situação em que a insulina que circula

no sangue não tem sua atividade plena. esse hormônio é fundamental para o controle das taxas de glicose no sangue. a insulina é responsável pela entrada de glicose nos diversos órgãos e tecidos, entre eles o fígado, o músculo e o tecido adiposo. quando o indivíduo é resistente à insulina, seu pâncreas produz o hormônio com o estímulo gerado pela glicose, mas este não age apropriadamente. ou seja, a glicose não é capaz de entrar nas células dos tecidos e se acumula no sangue.

neste contexto, analise as afirmativas a seguir:

i. para a avaliação da resistência à insulina no diagnóstico de diabetes mellitus tipo 2 é aceito o teste oral de tolerância à glicose (totg) com um protocolo diferenciado.

ii. para avaliação da resistência à insulina é bastante utilizado também o cálculo do índice homa ir (homeostasis model assessment of insulin resistance).

iii. o método padrão ouro para determinação da resistência à insulina é o clamp euglicêmico hiperinsulinêmico mas existe limitação técnica para a sua aplicação porque necessita dois acessos venosos para infusão continua de insulina e de glicose.

iv. para o teste da curva glicêmico-insulinêmica são realizadas dosagens de insulina e glicose no sangue a cada 15 ou 30 minutos após a ingestão de glicose ou estímulo por fármacos (tolbutamida ou glucagon).

analise as afirmativas a seguir e assinale a sequência correta:

escolha uma:
a.
apenas as afirmativas ii e iii estão corretas. incorreto

b.
apenas as afirmativas i e iii estão corretas.

c.
apenas as afirmativas i e iv estão corretas.

d.
as afirmativas i, ii, iii e iv estão corretas.

e.
apenas as afirmativas i, ii e iv estão corretas.

1 Resposta

  • Mickablack

    I, II e IV  incorreto

Clique aqui para adicionar a sua resposta.