Resultados científicos, quando se avalia riscos e consequências decorrentes do uso. dessa maneira, o cientista

acredita trabalhar em um campo ¿eticamente neutro¿.

ii - a segunda tese defende que o código de honestidade é fator intrínseco ao trabalho de produção científica, pois se baseia na obediência rigorosa ao método científico, na comunicação correta dos resultados, de tal forma que a comunidade possa avaliá-los. assim, esse é considerado o compromisso ético do cientista. neste modelo de filosofia, também a ética e a bioética não devem interferir, visto que a ciência cria para o seu próprio caminho de conduta ética.

iii - e o modelo personalista, ao contrário, coloca a pesquisa científica em uma dimensão mais ampla, ontológica e axiológica da realidade e impera critérios de julgamento ético que não excluem o da pesquisa científica, mas dá sentido geral da realidade pesquisada. por exemplo, a intervenção científica sobre o indivíduo não pode rejeitar o que é o ser humano, seu valor, seu destino, dignidade e transcendência.

assinale a afirmativa correta:

- somente a afirmativa i está correta

- todas as afirmativas estão corretas.

- nenhuma afirmativa está correta.

- somente as afirmativas i e ii estão corretas.

- somente as afirmativas ii e iii estão corretas

1 Resposta

  • Rafaela

    As afirmativas II e III estão corretas.

    Embora você não tenha colocado o texto em questão no enunciado, podemos fazer algumas reflexões sobre a ética em geral no pensamento científico.

    O processo de produção científico no campo de biologia não se aplica exclusivamente ao campo da aplicação, já que pesquisas mais controversas, como por exemplo, a clonagem humana, são fortemente rejeitadas pro questões éticas (de modo que a afirmativa I está errada).

    Já as afirmativas II e III estão corretas, já que é compromisso ético do cientista não falsificar dados e comunicar os seus resultados de maneira honesta.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.