Segundo Neves (2002), o parasita T. gondii pode apresentar uma múltipla morfologia que irá depender do

habitat em que ele se encontra (meio externo, hospedeiros intermediários ou hospedeiro definitivo) e do seu estágio evolutivo. Com base na figura abaixo identifique as formas encontradas por este parasita. A- bradizóitos; B- taquizoítos e C- cistos.

B- taquizoítos; B- oocistos e C- bradizóitos.

C- trofozoítos; B- Bradizóitos e C- oocistos.

D - oocistos B - Ttaquizoítos C - cistos

E- taquizoítos; B- bradizóitos e C- endocistos.

1 Resposta

  • Pattiniantonia

    As formas encontradas no estágio evolutivo do T. gondii são A - taquizoítos; B- oocistos e C- bradizoítos. Alternativa B

    A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário, o Toxoplasma gondii, que é transmitido pelas fezes de animais, inclusive os gatos domésticos.

    Os taquizoítos são a forma invasora das células, cuja reprodução assexuada dentro das células leva à liberação de bradizoítos. Já o oocisto é a fase imatura, liberada nas fezes e que leva à contaminação.

    A multiplicação desse protozoário no organismo humana leva a uma infecção generalizada com danos em diversos tecidos, inclusive no neurológico, olhos, pâncreas e diversos órgãos.

    Por ser uma doença de transmissão vertical, ela pode passar da mãe para o feto, que acaba por nascer com toxoplasmose congênita. Por esse motivo, as mulheres grávidas precisam ser orientadas a ter mais cuidado com as fezes de animais e evitar consumir alimentos mal lavados.

    Para aprender mais sobre parasitas, continue estudando em

Clique aqui para adicionar a sua resposta.