Site os musculos quanto a sua estrutura e função

1 Resposta

  • Tay

    Pode parecer que não, mas os músculos são divididos em três grupos: liso, estriado cardíaco e estriado esquelético. A diferença entre eles exige um estudo em microscópio, mas não é difícil compreender pela classificação. Os músculos lisos não possuem estrias (sim, é como aquelas estrias da pele), e não conseguimos controlá-lo, ou seja, todo seu controle é feito de forma involuntária. Em sua maioria,


    constituem as paredes dos órgãos musculares como por exemplo o esôfago, estômago e outros órgãos que formam nosso sistema digestivo. Os outros dois tipos de músculos, tanto o cardíaco quanto o esquelético são estriados. O que isso quer dizer? Bom, de forma simplificada, isso significa que a aparência deles lembram estrias. Essas estrias nada mais são que o limite de uma estrutura chamada sarcômero. Dentro da mesma fibra muscular possuímos vários sarcômeros. Para tomar nota: o sarcômero é a unidade contrátil da musculatura, ou seja, eles são responsáveis pelo encolhimento (contração) dos músculos.


    Pois bem, como eu estava falando, tanto o músculo cardíaco quanto o esquelético são estriados, porém há algumas diferenças entre eles, por exemplo, quanto ao controle da contração da musculatura. No músculo cardíaco o controle é involuntário. Nós não precisamos pensar no batimento cardíaco para que ele trabalhe. Ainda bem, né? Imagina o desastre que seria se a cada batimento nós tivéssemos que dizer ao coração para contrair? Isso não seria uma boa ideia. Se compararmos os dois tipos de fibras estriadas, veremos que possuem formas diferentes. O músculo estriado esquelético já tem controle voluntário, ou seja, cada movimento que estou fazendo, como por exemplo ao digitar esse texto, é pensado, organizado e depois enviado para que os músculos responsáveis executem os momentos de pressionar cada tecla.


    Bem, falei de uma maneira geral do Sistema Muscular e, a partir de agora, vamos focar exatamente neste último músculo e suas estruturas: o músculo estriado esquelético.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.