Sobre a Portaria nº 158/2016 do Ministério da Saúde, que redefine o regulamento técnico de procedimentos

hemoterápicos, é correto afirmar que * A. cada serviço de hemoterapia manterá um conjunto de procedimentos operacionais, técnicos e administrativos para cada área técnica e administrativa. B. os resultados dos exames de triagem laboratorial dos doadores de sangue não são sigilosos, podendo ser fornecidos ao doador, ao seu cônjuge e/ou ao seu responsável legal. C. a doação de sangue deve ser voluntária, anônima e altruísta, podendo o doador receber, de forma indireta, benefícios ou remuneração pela sua realização conforme rotina do serviço. D. o motivo da inaptidão, identificado na triagem clínica, será informado verbalmente ao doador, sem necessidade de registro em sua ficha, visto que se trata de informação confidencial. E. a transfusão de sangue e seus componentes não traz riscos ao receptor visto que o doador de sangue é saudável e o sangue doado é testado para diferentes marcadores bioquímicos e sorológicos.

1 Resposta

  • daymano

    1) Dada as informações passadas pelo texto, ele foi transmitido via internet, como está escrito no texto TV GLOBO, pode ter sido noticiado ao vivo no jornal, mas provavelmente, está no G1, site de noticias da rede globo.

    2) A autora é a Sara Resende

    3) O assunto central é o fato de um projeto que concede meia entrada para doadores regulares de sangue ter sido aprovado, e logo em seguida o texto fala dos fumantes que n poderão mais fumar em certos locais previsto no novo projeto.

    4) O titulo deixa claro a empolgação do escritor, que provavelmente acredita, que esse projeto traria um bom beneficio para a população (leve em conta que em uma reportagem o jornalista deve ser imparcial, portanto a minha opinião sobre o assunto, pode ser somente o que o autor quis passar ao leitor, e não o que ele realmente sente sobre o artigo).

    5) O objetivo do autor e sempre repassar a informação adiante para seu publico alvo, que no assunto em questão seria os doadores regulares de sangue.

    6) O projeto sobre a meia entrada para doadores regulares de sangue, e o projeto que trata de locais que seriam proibidos o uso de cigarros ou algo do gênero, para a preservação das demais pessoas que frequentam esse locais.

    7) Pode se dizer que é o fato dos doadores de sangue terem direito a meia entrada, simplesmente por serem doadores, e também o fato dos fumantes "perderem" o seu "direito" de fumar a onde bem entender.

    Espero ter ajudado :)

Clique aqui para adicionar a sua resposta.