Um cão, macho SRD, pesando 15 kg, foi atendido no Hospital Veterinário desta Instituição apresentando

áreas alopécicas, levemente avermelhada com a presença de crostas na pele, sendo a mesma espessada em algumas áreas. O médico veterinário responsável pelo atendimento suspeitou de demodicose canina, uma doença dermatológica muito comum na clínica veterinária, causada pela multiplicação exagerada de um ácaro, que normalmente está presente nos folículos pilosos e glândulas sebáceas dos cães. O médico veterinário optou então pela realização de um raspado cutâneo, neste caso, ao realizar este procedimento, qual (is) afirmação (ões) apresenta corretamente a estruturação do tegumento para a obtenção da amostra ideal para análise? I – Os pelos e a glândulas sebáceas possuem origem mesodérmica, ou seja, constituem a derme da pele, a qual é isenta de nervos e vasos sanguíneos.

II – A coleta da epiderme é de difícil obtenção por se tratar de uma camada muito delgada, além de ser intensamente vascularizada e inervada, o que favorece sangramentos e gera dor no animal.

III – As glândulas sebáceas e os pelos são provenientes da epiderme, entretanto estão localizados na derme que é vascularizada, por isso, o raspado cutâneo deve ser feito até iniciar um pequeno sangramento, proporcionando maior chance de encontrar o ácaro no material coletado quando submetido a análise sob a microscopia de luz.

IV - Para a realização do raspado, o animal deverá ser anestesiado já que considerando a estratigrafia (camadas) da pele durante o procedimento, os folículos e as glândulas estariam dispostos na hipoderme, local intensamente vascularizado e inervado podendo gerar intenso sangramento e dor.

Considerando o contexto apresentado, assinale as alternativas corretas:

Escolha uma:
a.
I, apenas.

b.
I, III e IV apenas.

c.
II, III e IV apenas.

d.
II, apenas.

e.
III, apenas.

1 Resposta

  • Wanessa

    E) III, apenas

    Explicação:

    corrigido pelo AVA

Clique aqui para adicionar a sua resposta.