Uma mulher de 44 anos de idade apresenta-se no consultório médico devido à fadiga. Ela sente-se vagarosa

há meses e acha que pode estar anêmica. Começou a fazer suplementação de ferro, mas não está se sentindo melhor. Tem dormido bem e não se sente deprimida. Percebeu certo afinamento dos cabelos e sente como se sua pele estivesse seca. A mãe da paciente faz tratamento para problemas da tireoide a tem diabetes. No exame, a paciente apresentou pressão arterial e frequência cardíaca alteradas. Seu cabelo está fino, mas não há regiões focais de alopecia. Sua pele é difusamente seca. A glândula tireoide está aumentada na palpação, porém é indolor e não tem nódulos. Os exames laboratoriais do sangue da paciente apresentam normalidade no hemograma, na glicemia e nos níveis de eletrólitos. O nível do hormônio estimulante da tireoide ou tireotropina (TSH) é elevado, enquanto que os níveis de hormônios tireoidianos são baixos. Com essas informações, o médico diagnosticou hipotireoidismo. Com base nas informações presentes no texto e nos seus conhecimentos sobre Fisiopatologia e Farmacologia da Tireoide, assinale a opção correta.

Escolha uma:
a.
A provável causa do hipotireoidismo da paciente é a doença de Graves. Nesta doença autoimune, anticorpos específicos estimulam a secreção de TSH, porém inibem a secreção de hormônios tireoidianos, como confirmado nos exames.

b.
Não há relação entre os baixos níveis de hormônios tireoidianos e o nível aumentado de hormônio TSH, pois T3 e T4 não atuam na hipófise para alterar a secreção de TSH.

c.
A pressão arterial e a frequência cardíaca alteradas não são decorrentes do hipotireoidismo, pois os hormônios tireoidianos não apresentam efeitos no sistema cardiovascular.

d.
Com o tempo, outros sinais do hipotireoidismo estariam presentes na paciente, tais como perda de peso, sudorese, dispneia, tremor, fraqueza muscular, exoftalmia, ansiedade, incapacidade de concentração, insônia, osteoporose.

e.
Como foi diagnosticado o hipotireoidismo, o medicamento que deverá ser prescrito pelo médico é a levotiroxina para fazer a reposição hormonal da paciente, visto que os níveis de hormônios tireoidianos estão baixos.

1 Resposta

  • Evellyn

    c.  Como foi diagnosticado o hipotireoidismo, o medicamento que deverá ser prescrito pelo médico é a levotiroxina para fazer a reposição hormonal da paciente, visto que os níveis de hormônios tireoidianos estão baixos.

    Explicação:

    Corrigido pelo AVA - Correto

Clique aqui para adicionar a sua resposta.