1) “o estudo da origem do estado implica duas espécies de indagação: uma a respeito da época do aparecimento

1)
“o estudo da origem do estado implica duas espécies de indagação: uma a respeito da época do aparecimento do estado; outra relativa aos motivos que determinaram e determinam o surgimento dos estados.”

de acordo com as informações prestadas na tabela a seguir, faça a associação dos argumentos contidos na coluna a com suas respectivas modalidades na coluna b.

coluna a

coluna b

i - marx e engels explicam o estado como advindo da luta de classes na sociedade, desde que, da propriedade coletiva passou-se à apropriação individual dos meios de produção.

1. acepção filosófica de estado

ii - para del vecchio, a sociedade é gênero de que o estado é espécie. isso porque aquela se refere à pluralidade de laços, enquanto este se refere apenas aos laços jurídicos ou políticos que unem os homens.

2. acepção jurídica de estado

iii - oppenheimer definiu o estado como sendo a instituição social, que um grupo vitorioso impôs a um grupo vencido, com o único fim de organizar o domínio do primeiro sobre o segundo e resguardar-se contra rebeliões intestinas e agressões estrangeiras.

3. acepção sociológica de estado

iv - valor social mais elevado que concilia a ideia de família com a de sociedade, como instituição sobre o que se tem o absoluto, em exteriorizações dialéticas entre religião, arte e filosofia, conforme hegel.

4. fenômeno histórico passageiro

assinale a alternativa que apresenta a associação correta:

selecione uma alternativa:
a)
i – 1, ii – 4, iii – 2, iv - 3.

b)
i – 3, ii – 2, iii – 4, iv - 1.

c)
i – 2, ii – 1, iii – 4, iv - 3.

d)
i – 4, ii – 2, iii – 3, iv - 1.

e)
i – 2, ii – 1, iii – 3, iv - 4.

1 Resposta

  • Michaeldouglas

    No caso podemos afirmar que a resposta certa é a letra b, qual seja: b)  I – 3, II – 2, III – 4, IV - 1.

    Isso porque o texto do enunciado da questão diz respeito a como se dá os varias aspectos responsáveis pela conceituação de estado.

    Importante notar que o estado possui suas acepção filosóficas, sociológica, dentre outros como forma de trazer um novo olhar sob a questão do Estado perante os indivíduos.

    Assim, temos, por exemplo, a conceituação sociológica de Estado que veio com Karl Marx tendo em vista a ideia de que o Estado se baseia na lita de classe entre os indivíduos.

    espero ter ajudado!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.