2. Armandão, prefeito da cidade OMEGA, determina que os diretores de hospitais municipais promovam

a afixação de cartazes, na entrada de cada unidade de saúde, com os seguintes
dizeres: ?Armandão, o verdadeiro Prefeito do povo, contará com o seu voto nas próximas
eleições? Quais princípios constitucionais da Administração Pública são violados através da
conduta do prefeito?
(1 Ponto)
Moralidade e impessoalidade.

Legalidade e eficiência.

Publicidade e moralidade.

Transparência e eficiência

1 Resposta

  • Santosamanda

    Moralidade e impessoalidade

    Explicação:

    IMPESSOALIDADE – o tratamento igualitário

    O princípio da impessoalidade busca traduzir a noção de que a administração pública deve tratar todos os cidadãos e cidadãs sem discriminações. Divergências ou convergências políticas/ideológicas, simpatias ou desavenças pessoais não podem interferir na atuação e tratamento por parte dos servidores públicos. Nesse sentido, o próprio texto legislativo assegura que o ingresso em cargos e funções administrativas depende primordialmente de concursos públicos, a fim de assegurar a impessoalidade e a igualdade por parte dos concorrentes.

    O artigo quinto da Constituição Federal (1988) determina que “todos são iguais perante a lei” e o princípio da impessoalidade vem para reforçar essa ideia no âmbito da administração pública.

    MORALIDADE – seguindo os princípios éticos estabelecidos por lei  

    O princípio da moralidade obriga os agentes públicos a atuarem em conformidade com os princípios éticos. Todo comportamento que vise confundir e/ou prejudicar o exercício dos direitos por parte da sociedade será penalizado pelo descumprimento do princípio em questão.

    É importante levar em consideração que o princípio da moralidade não se refere exatamente à moral comum, mas sim aos valores morais que estão postos nas normas jurídicas. Ainda assim, toda ofensa à moral social, que esteja associada a alguma determinação jurídica, também será considerada uma ofensa ao princípio da moralidade.

     

    PUBLICIDADE – a prestação de contas à população  

    O princípio da publicidade garante a transparência na administração pública. Nós vivemos em um Estado Democrático de Direito, ou seja,  o poder pertence ao povo, assim não deve ocorrer qualquer tipo de ocultamento de informações por parte do poder público. É dever de todos os órgãos e instituições públicas disponibilizarem dados e informações a fim de honrar a prestação de contas para a sociedade. O sigilo é exceção para casos de segurança nacional ou outros motivos previstos em lei.

    Nesse sentido, como já comentamos nas matérias anteriores, a Lei nº 12.527 de 2011 – a Lei de Acesso à Informação – vem para contemplar e regulamentar o direito de acesso à informação por parte de todos os cidadãos e cidadãs.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.