A democracia enquanto regime político traz o desafio para o cidadão de viabilizar sua participação nas

decisões políticas, mas ao mesmo tempo essa participação pode ser prejudicial aos próprios cidadãos quando as informações técnicas ou quando o discurso emocionado influencia as opiniões e gera um resultado indesejado. Nesse sentido: I - A democracia tem de estar constantemente se renovando e se aperfeiçoando. Um exemplo desta situação são os discursos de ódio e preconceito que observamos nos meios de comunicação e nas mídias sociais. PORQUE II - Confundimos o direito de expressão com direito de ofensa. A partir das afirmativas apresentadas, assinale a opção correta: As duas são verdadeiras e a segunda complementa corretamente a primeira. A primeira é uma afirmativa verdadeira e a segunda falsa. As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si. As duas afirmativas são falsas. A primeira é uma afirmativa falsa e a segunda verdadeira.

1 Resposta

  • Alexandre

    A letra (E) representa o gabarito da questão.

    Os discursos de ódio e os preconceitos, apesar de serem repudiados pela sociedade, refletem a liberdade de expressão presente em uma Democracia. No entanto, essas ações são vistas como ofensas a grupos minoritários, como a comunidade LGBT.

    Por fim, vale destacar que esses discursos de ódio e preconceitos fazem parte de uma guerra partidária presente nas redes sociais online, onde cada lado defende suas ideologias políticas.

    Mantenha-se firme na luta!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.