A formação de oposição aos países centrais e mais ricos e a contestação de seus projetos de desenvolvimento;

As mudanças introduzidas não geraram os resultados esperados e os conflitos em várias partes do mundo são uma consequência natural dessa nova estrutura da ONU. Maior democratização da ONU, pois na Assembleia Geral todos os países possuem um voto, diferentemente do Conselho de Segurança; Tratamento de temas mais afeitos aos países pobres, como segurança humana, direitos humanos e influência de potências e países mais frágeis.

1 Resposta

  • mariaeduardadeolivei

    A Organização das Nações Unidas (ONU) é uma instituição internacional formada por 192 Estados soberanos e fundada após a 2ª Guerra Mundial para manter a paz e a segurança no mundo, fomentar relações amistosas entre as nações, promover o progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos. Os membros são unidos em torno da Carta das Nações Unidas, um tratado internacional que enuncia os direitos e deveres dos membros da comunidade internacional.

    As Nações Unidas são constituídas por cinco órgãos principais: a Assembleia-geral, o Conselho de Segurança, o Conselho Económico e Social, o Tribunal Internacional de Justiça e o Secretariado. Todos eles estão situados na sede da ONU, em Nova Iorque, com excepção do Tribunal, que fica em Haia, na Holanda.

    Existem organismos especializados, com ligação à ONU, que trabalham em áreas tão diversas como a da saúde, agricultura, aviação civil, meteorologia e trabalho. Estes organismos especializados, juntamente com as Nações Unidas e outros programas e fundos (tais como a UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância), compõem o Sistema das Nações Unidas.

    A ONU tem como propósitos/funções principais:

    · Manter a paz e a segurança internacionais;

    · Desenvolver relações amistosas entre as nações;

    · Realizar a cooperação internacional para resolver os problemas mundiais de carácter económico, social, cultural e humanitário, promovendo o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais;

    · Ser um centro destinado a harmonizar a acção dos povos para a realização desses objectivos comuns.

    Actualmente a ONU é constituída por 192 Estados-Membros. Apenas os estados podem ser membros plenos e participar na Assembleia-geral. Outros organismos intergovernamentais e algumas entidades legalmente reconhecidas podem participar, como observadores, com direito a intervir mas sem direito a voto.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.