A Política Nacional de Assistência Social, aprovada em 2004, tem como diretriz a centralidade

   

 

 

 

 

 

A Política Nacional de Assistência Social, aprovada em 2004, tem como diretriz a centralidade da família como unidade de referência, por meio do principal serviço da Proteção Social Básica do SUAS: o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Assim, a operacionalização desse sistema ocorre por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que se apresenta como a “porta de entrada” da proteção social básica e é um serviço territorializado cujo objetivo é atuar preventivamente às situações de vulnerabilidade e risco social.

O serviço majoritariamente acompanha as mulheres como representantes da unidade familiar. Por isso, observou que, com o passar do tempo, a presença dele, único homem que demandava acompanhamento, passava a se tornar incômoda. Era constante o questionamento de colegas sobre o porquê de um homem procurar auxílio no CRAS, o porquê de não estar procurando emprego, entre outros aspectos. Diante disso, às vezes, de forma velada, outras explicitamente, ele passava por situações de constrangimento e humilhação. Por isso, deixou de frequentar o serviço após manifestar que se sentia discriminado.
Com o objetivo de compreender as dificuldades manifestas pela equipe em acompanhar esse homem, você deve analisar as dificuldades e recomendar novas possibilidades para pensar cenários semelhantes.

RESPONDER

Gustastrada está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.