A questão fundamental que envolve esse tipo de liberdade política [da pólis grega] é ser um construto

espacial. Aquele que deixa a sua pólis ou dela é banido perde não apenas sua terra natal ou pátria; perde também o único espaço onde pode ser livre – e a companhia dos seus iguais. [...] Os gregos sabiam por experiência própria que um tirano sensato [...] era muito vantajoso para o bem-estar da cidade [...]. Mas o tirano trazia consigo o fim da liberdade. Os cidadãos eram banidos para as suas casas, e a ágora, o espaço onde se dava a interação dos iguais, abandonada. Não havia mais um espaço para a liberdade, o que significava que a liberdade política não mais existia.”
“Impossível considerar a hipótese de reconstituição da cidade antiga; possível apenas encarar a construção de uma nova cidade, sobre novas bases, numa outra escala, em outras condições, numa outra sociedade. [...] O direito à cidade não pode ser concebido como um simples direito de visita ou retorno às cidades tradicionais. Só pode ser formulado como direito à vida urbana, transformada, renovada. [...] O direito à cidade se manifesta como forma superior dos direitos: direito à liberdade, a individualização na socialização, ao habitat e ao habitar. O direito à obra (à atividade participante) e o direito à apropriação (bem distinto do direito à propriedade) estão implicados no direito à cidade.”

No Brasil, o Estatuto da Cidade – lei 10.257 de 10 de julho de 2001 que regulamenta o capítulo “Política Urbana” da Constituição brasileira – inscreveu o direito à cidade na legislação federal. Em vista dos textos em referência. Tendo os textos acima como referência, complete as lacunas da sentença a seguir sobre o direito à cidade:
Diante da impossibilidade de regressar , precisamos garantir nosso acesso individual aos recursos urbanos, mas também o exercício de um para remodelar os processos de urbanização. A liberdade de criar e recriar nossas cidades e a nós mesmos é um dos mais preciosos e dos mais negligenciado dos nossos porque dela depende também nossa .
Agora assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas:
a) à tirania – direito individual - direitos – liberdade econômica.
b) à pólis grega – poder coletivo – direitos - liberdade política.
c) à pólis grega – poder individual – privilégios - liberdade individual.
d) no tempo – poder coletivo – privilégios – liberdade de locomoção.
e) à tirania – direito coletivo – privilégios – liberdade política.

1 Resposta

  • FerSilva

    ESTÁ CORRETA! CORRIGIDA PELO AVA

    Explicação:

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