Analise a afirmação: 'Tanto as relações jurídicas quanto as formas de Estado não podem ser compreendidas
Analise a afirmação: "Tanto as relações jurídicas quanto as formas de Estado não podem ser compreendidas nem por si mesmas, nem pela chamada revolução geral do espírito humano, mas antes têm suas raízes nas condições materiais de existência" (MARX, K; ENGELS, F. 2000, p. 129). Partindo do exposto, podemos afirmar, dentre outras, que a compreensão de Marx quanto do Direito NÃO se relaciona à seguinte afirmação: * 1 pontoO Direito, como regra de conduta coercitiva, nasce da ideologia da classe dominante, que é precisamente a classe burguesa.
O Direito é percebido como síntese de um processo dialético de conflito de interesses entre as classes sociais, denominado de luta de classes.
As normas jurídicas e os ordenamentos jurídicos, como todos os atos normativos editados pelo poder de um dado Estado, traduzem de forma explícita, seja em seu conteúdo, seja pelas práticas que o sustentam, as características, interesses, e ideologia dos grupos que legislam.
O Direito pode ser entendido como um acontecimento neutro e desinteressado nas lutas de classes. Ele é idealista. Prova disso é que quando ocorre uma revolução, a primeira mudança ocorre na esfera jurídica.
liviassiqueira está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.