“ao contrário do que muitos pensam, a dissertação não é um texto artificial que se aprende apenas

para cumprir com as exigências de vestibulares e outros concursos. é um gênero textual muito presente no cotidiano de qualquer pessoa. toda vez que analisamos um fato, conceituamos uma ideia, discutimos um assunto ou defendemos nossa opinião, estamos dissertando” (salles, 2010, p. 1).

salles, sueli de britto. expor ou argumentar: tenha em mente a finalidade de sua dissertação. 2010. disponível em: . acesso em: 7 dez. 2016.

interpretação

disponível em: . acesso me: 7 dez. 2016.

complete as lacunas da sentença a seguir:

para realizar um texto dissertativo, precisamos refletir sobre o tema em questão, informações relevantes, a partir de uma pesquisa em nosso acervo mental ou em fontes confiáveis diversas. as ideias selecionadas devem ser organizadas de um modo em uma estrutura lógica (tese, desenvolvimento, conclusão) e com uma linguagem clara, culta e objetiva. afinal, é falar sério, é mostrar nosso jeito racional e intelectual de interpretar certo assunto. por isso, há um vínculo obrigatório entre a realidade e o conteúdo da dissertação, na medida em que o leitor que o autor desse texto esteja comprometido com a verdade.

a respeito do assunto, assinale a alternativa correta:

escolha uma:
a. esclarecendo / arbitrário / dissertar / comenta.
b. selecionando / emancipado / argumentar / estabelece.
c. selecionando / convincente / dissertar / acredita.
d. abordando / autoritário / dissertar / estabelece.
e. explicando / convincente / descrever / argumenta.

1 Resposta

  • Nicolle

    selecionando / convincente / dissertar / acredita.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.