Após leitura e interpretação dos textos abaixo, avalie qual a opção CORRETA: I- Era Pessach, o feriado

judaico da purificação. Naquele ano de 44 d. C., como era comum nas datas importantes, uma multidão encheu a cidade sagrada de Jerusalém. Tropas romanas vigiavam os locais de maior aglomeração, para evitar confusão – e o lugar mais visado era o magnífico Templo de Jerusalém, que estava lotado. Foi quando um dos soldados romanos que fazia a guarda do templo virou as costas para a multidão de judeus e soltou um pum estarrecedor.

Os fiéis se revoltaram. Uns exigiram punição rigorosa ao centurião desrespeitoso. Outros, os mais jovens e mais exaltados, pegaram pedras e começaram a jogar nos soldados. Em questão de horas, a festa do Pessach virou uma enorme confusão. Não foi só um pum que o soldado romano soltou. Assim como os gases no seu intestino, décadas de ódio e ressentimento se acumulavam nos sistemas digestivos de judeus e de romanos – e escaparam de um momento para o outro, disparados pelo peido romano.

Dez mil pessoas morreram naquele triste Pessach. “A festa virou a causa do luto da nação inteira e todas as famílias lamentaram”, escreveu o judeu FlaviusJosephus, o principal historiador do período da ocupação romana da Palestina, graças a quem essa história chegou até nós.

II- Jus Gentium ou Gentilium (Direito das Gentes): em certo momento o Império Romano passa a incorporar os peregrinisao Jus Civile. Além de praticar atos civis, os estrangeiros podem assumir postos anteriormente exclusivos aos patrícios.

III- De acordo com o art. 1º da Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão “Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum”.

a.
I e II demonstram como a tratativa aos estrangeiros se deu de forma distinta no Império Romano e na Grécia Antiga, sendo que em III, após a 2ª Guerra Mundial, finalmente ocorre a consolidação dos direitos humanos.

b.
Em I e II persistia a prática do Jus Fetiale, sendo que, de certa forma, pode-se considerar que seu amadurecimento pode ser encontrado em III, após a revolução burguesa francesa.

c.
III é considerada a premissa básica dos Direitos Humanos e, portanto, em I e II ocorrem a violação da Dignidade da Pessoa Humana.

d.
I, II e III demonstram o choque entre nações, não entre povos, e como tal convívio é tratado distintamente durante determinados períodos.

e.
Em III se verifica a consolidação dos Direitos Humanos, sendo que em I ocorre um rompimento do que é defendido em II.

1 Resposta

  • Tay

    A é verdadeira. O Estado foi, de acordo com Marx, instrumental na fundamentação da sociedade de classes, sendo historicamente responsável por aprofundar diferenças.

    B é falsa. Ele foi central, e não secundário, e foi tanto econômico quanto político.

    C é falsa. A concentração política existiu justamente para favorecer esta acumulação.

    D é falsa. O Estado moderno é anterior ao capitalismo.

    E é falsa. O Estado teria agido para defender os interesses dos capitalistas, e não para promover os interesses dos trabalhadores.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.