Após se identificar o problema, a coleta de dados e informações passa a ser importante, deve-se ter

claro que há dados e informações dispo níveis em fontes abertas, mas também há em fontes fechadas, necessitando que se busque em diversos meios. Como exemplo do necessário a ser coletado, podemos citar informações sobre mercados futuros, concorrentes, fornecedores, produtos novos, stakeholders, cenários econômicos, políticos, tecnológicos, etc. (SOUTO, 2014, p. 201). SOUTO, L. F. Gestão da informação e conhecimento: práticas e reflexões. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.

Com base nos conteúdos estudados sobre Inteligência Competitiva e Organizacional, considere as afirmações a seguir:

I - O uso de ferramentas adequadas para a coleta é de suma importância, o uso de softwares e, inclusive, de entrevistas de clientes, são de grande valia.
II - Após todos os dados e informações serem coletados, é realizada a análise por profissionais especializados na área de Inteligência correlata, e um relatório é confeccionado.
III – Devem ser considerados apenas informações e conhecimentos positivos no processo de análise, visto que informações e conhecimentos negativos podem prejudicar a eficiência organizacional.
IV - O planejamento é um estudo inicial sobre o problema que se pretende corrigir, assim como as necessidades de conhecer. É por meio destas necessidades que se consegue traçar os rumos a serem tomados.

RESPONDER

Wanessa está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.