As mudanças que indicam uma reestruturação das funções tradicionais do Estado implicam a incorporação

de novos atores do setor público não estatal e do setor privado na mobilização de recursos de todo tipo na implementação das políticas públicas. Desse modo, os responsáveis institucionais pela execução das políticas públicas estão substituindo a coerção política, a direção hierárquica e verticalizada e o controle estrito dos processos políticos, na busca da mobilização de recursos privados e públicos dispersos (DIAS e MATOS, 2012, p. 94). Quais são as novas formas de implementação de políticas públicas que estão sendo utilizadas?

CLIQUE NA SUA RESPOSTA ABAIXO
Fortalecimento da capacidade de governo, esforço de governar em rede e o desenvolvimento de capacidades e relacionamentos interinstitucionais.

Maior grau de interação e cooperação entre o Estado e atores não estatais, como em uma estrutura de redes que representam uma forma específica de interação entre atores públicos e privados.

Criação de mecanismos específicos, intencionalmente concebidos, para um fim específico, que é a geração de valor público.

Mecanismos formais ou informais de direção para demandar soluções, estruturar objetivos, direcionar problemas, buscar a efetivação de políticas públicas e gerar confiança.

Regulação baseadas na coordenação e na direção horizontalizada que privilegia as redes articuladas de organizações e pessoas, a negociação e o convencimento.

RESPONDER

thayaraoliversantos está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.