Com base no estudo da evolução da atividade financeira do Estado, julgue os itens a seguir: I. O período

Clássico, ligado ao Estado Liberal, tinha como principal característica o não-intervencionismo do Estado na economia. II. Adam Smith foi um dos propulsores do período Moderno e tinha como ideal a mínima intervenção do Estado na economia. III. Keynes acreditava que a “mão invisível” do capitalismo seria suficiente para tornar a sociedade perfeita, onde a livre concorrência por si só possibilitaria o equilíbrio da economia.

1 Resposta

  • Kamilyreis

    Explicação:

    I é verdadeira. No período clássico (fase inicial da implementação do Capitalismo, quando as práticas econômicas se afastaram do mercantilismo) o Estado era visto como inerentemente ineficaz, de modo que a economia seria tão melhor gerida quanto mais distante o Estado estivesse dela.

    II e III são falsas. O período moderno, que conta, dentre outras coisas, com as obras de Keynes, foi marcado pelo aumento da intervenção do Estado na economia. Além disto, Keynes era um crítico da ideia de não-intervencionismo, vendo a ação do Estado na economia necessária para garantir, por exemplo, o pleno emprego.

    É correta a alternativa C.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.