Durkheim afirma que as realidades sociais representam maneiras de agir, de pensar e sentir que são essencialmente

coletivas e não individuais. Nesse sentido, identifique o fato social presente no texto e justifique se ele é normal ou anômico. "A onda de ataques se espalhou pelo Estado, atingindo municípios da Região Metropolitana e Região dos Lagos. Na última quarta-feira, 26 ações incendiárias em vias diferentes levaram pânico a 16 bairros do Rio e a outros sete municípios do estado. Criminosos destruíram 16 carros, dez ônibus, dois caminhões, três vans e um posto da PM. A última ação ocorreu por volta de 23:30h, quando um ônibus foi incendiando na Penha. O motorista foi baleado. Na Estrada Urucânia, em Paciência, quatro passageiros de uma van escaparam da morte quando o veículo foi incendiado por dois homens. (...). Os dados foram analisados pelo secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame." (Correio do Brasil- 25/11/10)

1 Resposta

  • anaflormarafiga

    O fato social que pode ser identificado no texto são os ataques incendiários que, na concepção de Durkheim, são fatos anônmicos, pois claramente quebram regas ou normas sociais com base no que os indivíduos julgam a realidade.

    A anomia consiste em uma falta de respeito às regras comuns que regem uma sociedade, tradições, respeito à moralidade e de solidariedade entre os indivíduos, que pode ser ela mecânica ou orgânica.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.