(enade, 2018 - adaptado). mesmo após a publicação da lei que instituiu cotas para a contratação
de pessoas com deficiência, a inclusão delas no trabalho ainda é um desafio para a sociedade brasileira. para entender os principais fatores que impedem esse processo, foi realizada uma pesquisa qualitativa em um município brasileiro. no estudo, foram entrevistados atores importantes no processo de inclusão e realizados grupos focais com pessoas com deficiência e seus familiares. os principais fatores impeditivos encontrados foram: o preconceito e a discriminação; a relação familiar; o benefício da prestação continuada; a baixa qualificação das pessoas com deficiência; a falta de acessibilidade; e o despreparo das empresas. concluiu-se no estudo que a elaboração de leis não é suficiente para a inclusão desse público no mundo do trabalho e que os governos devem implementar políticas públicas que auxiliem esse processo. neves-silva, p.; prais, f. g.; silveira, a. m. inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho em belo horizonte, brasil: cenário e perspectiva. ciência e saúde coletiva, v. 20, n. 8, p. 2549-2558, 2015 (adaptado). considerando o contexto descrito, avalie as afirmações a seguir. i. para promover a inclusão no contexto organizacional, é necessário desenvolver ações educacionais com vistas à inserção da pessoa com deficiência. ii. os processos seletivos nas organizações que destinam vagas para a inclusão de pessoas com deficiência são exemplos de estratégias que fomentam a diversidade no contexto organizacional. iii. após a inserção de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho, é necessário reduzir as barreiras arquitetônicas dentro e fora da organização. iv. uma organização que almeja que inclusão e diversidade façam parte de seus valores deve promover ações que reduzam práticas discriminatórias. é correto apenas o que se afirma em: escolha uma: a. i, ii e iii. b. i e ii. c. i, ii e iv. d. iii e iv. e. ii, iii e iv.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
fernandaa58
B I, II e IV.
A inclusão de pessoas com deficiência no ambiente organizacional exige capacitação e sensibilização de diversos profissionais, como os psicólogos, principalmente através da eliminação de barreiras.
Uma das principais barreiras a serem eliminadas compreendem as barreiras atitudinais, que pautam-se na eliminação de formas de preconceito e discriminação, criando-se um sistema favorável ao crescimento dos deficientes nas empresas.