ESTUDO DE CASO Serviços de Entregas - Caso JERNANDES Há três décadas, Jacinto Ernandes abriu um pequeno

ESTUDO DE CASO Serviços de Entregas - Caso JERNANDES
Há três décadas, Jacinto Ernandes abriu um pequeno serviço de entregas em um boxe da rodoviária de Curitiba (PR) – o único veículo que tinha à disposição nos primeiro tempos era uma bicicleta. A empresa foi crescendo aos poucos e hoje atua em sete estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com uma diferença essencial em relação à maioria das concorrentes: a valorização dos colaboradores, sendo quegrande partes destes trabalham na entrega de mercadorias para clientes. Num setor em que grande parte da mão de obra tem, tradicionalmente, baixo nível de instrução, um dos programas mais importantes é o incentivo para a conclusão do Ensino Médio. Mais de 300 pessoas já fizeram o curso disponibilizado pela empresa, aumentando de 45% para 80% o índice de colaboradores com esse nível de formação. A empresa atualmente conta com 2.345 funcionários e 50 executivos. A idade média dos funcionários é de 32 anos, os quais permanecem na casa, em média por 6 anos. Seu quadro é formado por 13% mulheres e 87% homens, sendo que a maioria destes ocupam, o cargo de motorista. O gestor embora seja um homem dinâmico, gosta de ter controle de todas as informações, e só investe quando tem certeza do retorno favorável do mesmo. Após realizado uma pesquisa interna de satisfação com os colaboradores, identificou-se que a questão da remuneração e benefícios são os pontos mais críticos da empresa. Ela não possui claramente definida, as atribuições de cada cargo, nem sua estrutura de remuneração, recompensas e incentivos, e de benefícios. Assim o gestor da empresa, o Sr. Ambrósio solicitou ao gestor de recursos humanos, que elaborasse a descrição de cargos, a princípio do cargo chave - Motorista, tendo em vista a necessidade de alguns ajustes nas atribuições/tarefas e salários destes, diante de algumas queixas demonstradas por esta categoria tão expressiva para o bom andamento dos negócios desta empresa. Diante dos fatos apresentados o Gestor de Recursos Humanos, Sr. Antônio Salomão, fez uma entrevista com o Sr. Bento Rocha, (motorista) conforme segue abaixo a fim de colher os dados e informações necessárias para a respectiva descrição do cargo de motorista e futuras providências.
1. Gestor de RH (Sr. Antônio) –
Qual a sua função e em que departamento o Sr. encontra-se locado/subordinado?
Motorista – (Sr. Bento R):
Motorista, quando preciso de alguma coisa tenho que procurar o Sr. Mário Ruiz, chefe do departamento de transporte e de Logística da empresa.
2. Gestor de RH (Sr. Antônio) –
O que o Sr. Faz no seu dia de trabalho, ou seja, como motorista, resumidamente, o que o Sr. faz?
Motorista – (Sr. Bento R.):
Dirijo veículo “Van” realizando transporte de materiais para entregas, como documentos, máquinas, equipamentos, as vezes deslocando pessoas da empresa, a gente também tem que cuidar da manutenção do veículo, não esquecendo de abastecer, da limpeza e conservação, verificando se está tudo de acordo, pois havendo alguma falha no veículo, devemos encaminhá-lo para a oficina mecânica da empresa, acompanhando até a solução do problema existente.

PRESTAMOS ASSESSORIA ACADÊMICA E TEMOS ESSE TRABALHO DE FORMA ESTRUTURADA E SEM RISCO DE PLÁGIO. CONTATO WHATS 44 99814-1495.

RESPONDER

KimberllyKethley está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.