Jornada de trabalho é a quantidade de labor diário do empregado, devendo-se considerar, o tempo efetivamente

trabalhado, o tempo à disposição do empregador e o tempo in itinere. o art. 4º da clt, dispõe que: considera-se como de serviço efetivo o período em que o empregado esteja à disposição do empregador, aguardando ou executando ordens, salvo disposição especial expressamente consignada.

considerando a temática da jornada de trabalho, analise as afirmativas a seguir e assinale v para verdadeiro e f para falso:

( ) o tempo efetivamente trabalhado considera as paralisações do empregado, como o fato de o empregado estar na empresa, em hora de serviço, mesmo não estando produzindo.

( ) jornada de trabalho é considerada apenas como o tempo em que o empregado estiver à disposição do empregador.

( ) se o empregado permanecer na empresa para, por exemplo, realizar atividades particulares, como os de descanso, lazer, estudo, alimentação, higiene pessoal, tal período não será computado como jornada de trabalho, e nem tempo à disposição.

agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

escolha uma:
a.
v - f - v.

b.
f - f - v.

c.
v - v - f.

d.
f - v - v.

e.
v - f - v.

1 Resposta

  • XXXTh

    A alternativa correta é a B.

    “O tempo efetivamente trabalhado considera as paralisações do empregado, como o fato de o empregado estar na empresa, em hora de serviço, mesmo não estando produzindo”

    FALSO. Em caso de paralisações, o tempo que o empregado passou parado deve ser trabalhado posteriormente.  

    “Jornada de trabalho é considerada apenas como o tempo em que o empregado estiver à disposição do empregador”.

    FALSO. A hora extra e o período de deslocamento também são considerados parte da jornada de trabalho, em determinados casos, como os trabalhadores ferroviários.

    "Se o empregado permanecer na empresa para, por exemplo, realizar atividades particulares, como os de descanso, lazer, estudo, alimentação, higiene pessoal, tal período não será computado como jornada de trabalho, e nem tempo à disposição."

    VERDADEIRO. O tempo à disposição é aquele em que o empregado se encontra sobreaviso de emergências ou de precisar retomar o trabalho, o que não é o caso de lazer e outras atividades na empresa.

    Leia mais sobre direito do trabalho em:


    Jornada de trabalho é a quantidade de labor diário do empregado, devendo-se considerar, o tempo efet

Clique aqui para adicionar a sua resposta.