Leia a letra de Cuitelinho (nome dado a beija-flor em algumas regiões do país), música brasileira

com origem no folclore do Pantanal de Mato Grosso.
Cheguei na beira do porto
Onde as ondas se espáia
As garça dá meia-volta
E senta na beira da praia
E o cuitelinho não gosta
Que o botão de rosa caia, ai, ai, ai.
Aí quando eu vim da minha terra
Despedi da parentaia
Eu entrei no Mato Grosso
Dei em terras Paraguaia
Lá tinha revolução
Enfrentei fortes bataia, ai, ai, ai.
A tua saudade corta
Como aço de navaia
O coração fica aflito
Bate uma, a outra faia
Os óio se enche d’água
Que até a vista se atrapaia, ai, ai, ai.
(Folclore Brasileiro, recolhido por Paulo Vanzolin)
A letra dessa canção é um exemplo de riqueza da variante popular da língua. As alternativas abaixo apontam características típicas dessa variante, EXCETO:

Escolha uma:
a. a ausência de concordância verbal em “as ondas se espáia”.
b. o emprego do presente do subjuntivo no verso “Que o botão de rosa caia” segue a variante culta da língua portuguesa.
c. a falta de concordância nominal em “as garça” e “fortes bataia”.
d. a troca do som “lh” pelo som “i”, que ocorre em “espaia”, “faia”, “bataia”, “oio”.
e. a regência do verbo “chegar”, em “Cheguei na beira do porto”.

1 Resposta

  • XXXTh

    folclore significa conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções.

    Explicação:

    A palavra Folclore, segundo o dicionário significa conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções.

    Folclore é tudo que simboliza os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo, como conhecimento passado de geração em geração, por meio de lendas, canções, mitos, hábitos (incluindo comidas e festas) , utensílios, brincadeiras, enfeites.

    Para conhecermos a história de um povo, de um país ou de uma região do país é importante que conheçamos a sua cultura, suas tradições, ou seja o seu folclore. O folclore é também uma forma de manifestação cultural dos povos.

    No Brasil o folclore recebe influências determinante dos povos que aqui já habitavam como os índios, e os que vieram depois como os negros e os brancos.

    Desde 1965 , no Brasil, temos um dia oficial para comemoramos as nossas tradições folclóricas: o dia 22 de agosto é o dia do folclore.

    Fazem parte do nosso folclore as canções de ninar que são passadas de pais para filhos, cantigas de roda, brincadeiras, jogos, lendas e mitos, superstições, artes. Além disso, as danças típicas das regiões e as festas típicas como a Festa do Boi (do Boi-bumbá ou Bumba-meu-boi que recebe outros nomes dependendo do estado) as festas juninas, Carnaval, o Maracatu entre outras são todas manifestações do nosso folclore.

    Os utensílios usados por nossos antepassados (brancos, negros e índios) para caça, pesca , artesanato e outros, tudo faz parte do folclore.

    Folclore é cultura e quem estuda as tradições folclóricas de um povo estuda a sua história. Alguns estudiosos consagrados das tradições folclóricas do nosso país foram: Luís da Câmara Cascudo, Jerusa Pires Ferreira e Veríssimo de Melo

    espero ter ajudado!!!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.