Marcelo é um analista de sistema pleno que trabalha há oito anos em um banco e é responsável pelo sistema

de créditos. Ele é casado e sua esposa deu à luz recentemente o segundo filho. Numa certa manhã o gerente de Marcelo chama-o até sua sala e pede-lhe para fazer uma manutenção no sistema de crédito do banco. Essa alteração permite que certas contas sejam bloqueadas para acesso externo, de tal forma que possam ser movimentadas por quem possua a senha das contas, mas não aparecem em certas situações, como em auditorias, por exemplo. Marcelo sabe que essa alteração contraria normas do Banco Central e diz isso a seu gerente, mas ele responde que a mudança é temporária. A medida dá segurança ao banco para fazer movimentações que são importantes para resolver certos problemas financeiros pelos quais o banco está passando. Ao se retirar, o gerente lhe diz que está pensando em sua promoção para analista sênior e pede-lhe para manter essa conversa confidencial.
Ao retornar para sua mesa, Marcelo analisa a situação, percebendo que o pedido é ilegal. Ele imagina que se não fizer o que foi solicitado corre o risco de perder o emprego e, com a crise no mercado de trabalho tem medo de fazer sua família passar por sofrimentos. Por outro lado, se concordar com a solicitação, pode ter uma promoção e, afinal de contas, pode ser que seja mesmo um desvio temporário das normas legais, já que o banco sempre foi muito sólido. Marcelo também imagina que, se não obedecer outro colega de trabalho vai acabar realizando o pedido e, nesse caso, como ele sabe do assunto, pode vir a ser despedido assim mesmo. Sua consciência, entretanto, diz-lhe que essa não é a melhor maneira de resolver esse problema – ele pode crescer, dar prejuízo a muitos clientes, ser descoberto pelo Banco Central e, no fim das contas, ele pode estar envolvido por ter sido o responsável pela mudança do sistema. O que fazer?
Á luz das teorias ético-normativas, analise as possíveis atitudes que Marcelo poderá adotar, conforme o QUADRO DE OPÇÕES(*) abaixo. Em seguida, indique - para cada opção - qual teoria ética justificaria a atitude de Marcelo. Justifique sua resposta, com fundamentação teórica.
Utilize na resolução deste caso apenas as seguintes Teorias:
a) Deontologia da Convicção de Princípios;
b) Utilitarismo Quantitativo;
c) Utilitarismo Qualitativo;
d) Relativismo ético egocêntrico.
(*) QUADRO DE OPÇÕES

OPÇÕES ATITUDES
OPÇÃO 1 Aceitar e calar
OPÇÃO 2 Aceitar e denunciar
OPÇÃO 3 Rejeitar e calar
OPÇÃO 4 Rejeitar e denunciar
Atenção: para cada decisão só se aplica uma teoria distinta. Não há duas opções com enquadramento numa mesma teoria.

RESPONDER

pohameeeeu está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.