Muitos criminólogos defendem ser útil manter-se firme, em linha de princípio, a distinção entre sociologia crimi...

Muitos criminólogos defendem ser útil manter-se firme, em linha de princípio, a distinção entre sociologia criminal e sociologia jurídico-penal. Entretanto um ponto de encontro e de superposição logicamente necessário entre os referidos campos do conhecimento deriva do caráter problemático que alguns conceitos adquiriram no âmbito do labeling approach. Nesse sentido, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

 

I- A sociologia criminal estuda os comportamentos que representam uma reação ante o comportamento desviante, os fatores condicionantes e os efeitos desta reação, assim como as implicações funcionais dessa reação com a estrutura social global. A sociologia jurídico-penal, ao contrário, estuda propriamente o comportamento desviante com relevância penal, a sua gênese, a sua função no interior da estrutura social dada.

 

PORQUE

 

II- Mesmo permanecendo firme o princípio de delimitação, o campo da sociologia criminal e o da sociologia penal se sobrepõem necessariamente, ao menos no que se refere aos aspectos da noção, da constituição e da função do desvio, que podem ser colocados em conexão estreita com a função e os efeitos estigmatizantes da relação social, institucional e não institucional.

Assinale a alternativa CORRETA:

A)  

A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 

B)  

As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 

C)  

As asserç~]oes I e II são proposições verdadeiras, mas II não é uma justificativa correta da I. 

D)  

As asserções I e II são proposições falsas. 

AnteriorPróxima

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Finalizar

RESPONDER

lucteodoro está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.