O artigo 9º da Lei nº 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), determina

que: “na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos, deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.” Disponível em: .

Acesso em: 7 set. 2015 (adaptado).

Um município com 57 000 habitantes, situado na região Nordeste do Brasil e considerado área turística, desenvolveu, em 2014, com a ampla participação da população, o Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos. Em 2015, implantou a disposição ambientalmente adequada dos rejeitos, possibilitada pela ação consorciada com outros dois municípios. A coleta seletiva também já está em funcionamento, sendo os resíduos entregues em uma cooperativa. O município está à frente de muitos outros, que nem sequer desenvolveram seus planos municipais. Nas audiências públicas, ficou visível a importância dada à PNRS pela população do município, que acredita que a observância aos princípios da lei poderá valorizar ainda mais o potencial turístico da região. Muitas ações estão previstas para serem desenvolvidas e o prefeito do município terá de decidir a que será implantada primeiramente, considerando o que está previsto na lei.

De acordo com o exposto e com os princípios da PNRS, o prefeito do município deve priorizar o desenvolvimento de um programa de

A)
capacitação sobre riscos ambientais e ergonomia para os cooperados.

B)
esclarecimento à população acerca da separação correta dos resíduos para a reciclagem.

C)
conscientização sobre a importância do consumo consciente, visando à não geração e à redução dos resíduos.

D)
comunicação visual para divulgação das metas de redução, reutilização, coleta seletiva e reciclagem à população.

E)
incentivo à criação de empresas que utilizem os resíduos sólidos, reinserindo-os ao ciclo produtivo.

1 Resposta

  • jakezika

    1-O país possui, segundo o IBGE, 12 áreas ou regiões hidrográficas. As mais importantes são: Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco. Juntas elas englobam 80% do território brasileiro. Bacia do Rio Amazonas: é a maior bacia do mundo, cobrindo quase 45% do território brasileiro. (bacia do  Amazônica)

    2- A Bacia do Rio São Francisco é uma bacia cujo rio principal é o rio São Francisco. Esse território abrange a região Nordeste (62,5%), a região Sudeste (36,8%) e a região Centro-Oeste (0,7%). Sua área de drenagem corresponde à aproximadamente 641.000 km² e compreende biomas como Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

    3-O aquecimento global refere-se ao aumento anormal da temperatura média do planeta registrado nas últimas décadas. Esse fenômeno é associado principalmente às ações antrópicas. ... O desmatamento é uma das causas associadas ao aquecimento global, pois promove desequilíbrio climático. (queimada)

    4-Os problemas ambientais do Brasil, aqueles que afetam o meio ambiente, são múltiplos, vastos e de enorme gravidade, prejudicando todos os seus biomas. Entre as principais ameaças estão a poluição da água, do ar e do solo, o desmatamento, o depósito e disposição de lixo em locais inadequados, a caça e a pesca predatórias, o desperdício de alimentos e de recursos naturais, e o aquecimento global. Todas elas têm sua raiz na explosão demográfica.

    5-Lixo hospitalar: é formado pelos resíduos sólidos gerados nas casas e edifícios residenciais. É constituído basicamente por restos de comida (matéria orgânica), papéis, embalagens (plástico, isopor, papelão, vidro etc.), fraldas descartáveis, objetos dos mais diferentes materiais, pilhas e muitos outros itens.

    6-Afinal, qual a importância da reciclagem para o meio ambiente? ... Diversos produtos compostos por vidro, plástico, papel ou alumínio podem ser reciclados, de modo a reaproveitar os materiais, reduzir o consumo de matéria-prima e diminuir a poluição da água, do ar e do solo(reciclagem).

    7O saneamento básico é um conjunto de serviços compreendidos como: distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. Os serviços de saneamento impactam diretamente na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo(saneamento basico)

    8-

    As fontes de água potável podem ser encontradas na superfície, no subsolo, em reservatórios, em bicas e na água da chuva. Apesar de ser considerada própria para o consumo, esta água geralmente precisa passar por tratamento, o que garante que a população não corra riscos durante o processo de retirada e distribuição(agua potavel)

    Explicação:

    ESPERO TER AJUDADO!

Clique aqui para adicionar a sua resposta.