O nascimento da Filosofia na Antiga Grécia por volta do século VI antes da era cristã marca o início

do pensamento científico. De forma inédita, o logos (justa medida/razão) é libertado do mito provocando uma profunda mudança na forma de se pensar. Desde então, o verdadeiro pensamento não poderia ter outra origem senão a si mesmo. Este é o sentido do "milagre grego". Sobre a invenção da Filosofia e continuidade na tradição ocidental, assinale a alternativa CORRETA: Os antigos gregos não inventaram a Filosofia, uma vez que já na tradição de povos mais antigos são encontrados escritos com metáforas e/ou parábolas sobre o sentido das coisas.

O "milagre grego" foi a descoberta da alquimia, campo da química, que não é relacionado com a Filosofia e sim com a lógica.

"Filosofia" tal qual foi legada pela tradição ocidental é produto de um longo processo histórico que tem seu início entre os gregos e perpetuada pelo helenismo.

Sob a perspectiva civilizatória, os gregos encontravam-se em um estágio diferenciado e mais sofisticado que outros povos da Antiguidade. Entretanto, tal superioridade foi superada e aniquilada pelo helenismo que impôs ao mundo antigo a cultura árabe no século IV da era cristã.

1 Resposta

  • Mariarosadasilva

    Filosofia tal qual foi legada pela tradição ocidental é produto de um longo processo histórico que tem seu início entre os gregos e perpetuada pelo helenismo.

    espero ter ajudado.

Clique aqui para adicionar a sua resposta.