O texto a seguir é uma ementa de curso, um plano de aula, da Universidade de Stanford. Plano de aula:

Martin Luther King Jr. and Malcolm X: uma solução em comum?

1

Disponível em: . Acesso: 19 nov. 2018.
King e Malcolm X se encontraram pela primeira e única vez após o testemunho de King para o Congresso. Os dois homens olharam um para o outro enquanto Ralph Abernathy ficava ao fundo da foto como espectador.

Introdução
“Há uma lamentável tendência de tornar nossos heróis em ícones e tirar deles algumas de suas práticas reais, traços que eram parte de sua biografia pessoal e política, congelá-los em um estágio do seu desenvolvimento” — Manning Marable, 1992

Anos após as mortes de Martin Luther King Jr. e Malcolm X, os dois homens seguem presentes no imaginário americano: Martin Luther King Jr., um advogado da não violência, realizando seu discurso do “Eu tenho um sonho” nos degraus do Lincoln Memorial, e Malcolm X, o nacionalista negro, encorajando afro-americanos a lutar contra a opressão racial “por qualquer meio necessário”.
Eram esses dois homens realmente ideologicamente opostos? Eles compartilhavam bases comuns? Os pensamentos de um sobre o outro e sobre a libertação do afro-americano estava mudando quando foram assassinados? Seria possível os dois líderes convergirem, não fosse pelas suas mortes prematuras?
Enquanto muitos estudantes são familiarizados com Martin Luther King, Jr., o líder dos Direitos Civis, a maioria não é familiarizada com seu chamado para acabar com a Guerra do Vietnã ou seus esforços na luta pela justiça econômica (combate à desigualdade). O conhecimento dos estudantes sobre Malcolm X é ainda mais limitado; poucos, se algum, conhecem os esforços de Malcolm X para corresponder King ou sua dramática mudança nas atitudes concernentes ao racismo após sua viagem à Meca. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018. Tradução do autor.

A partir da proposta do curso apresentada, é correto afirmar que:

Escolha uma:
a.
O curso aponta para uma abordagem que nega a proeminência das lideranças no movimento negro dos EUA, liderado, na verdade, pelas próprias massas combatentes do racismo.

b.
Apesar da luta comum de Malcolm X e Martin Luther King Jr., apenas esse último faz parte do imaginário social dos EUA.

c.
A memória coletiva dos EUA criou divergências entre as duas lideranças (King Jr. e Malcolm X) quando, na verdade, ambos lutaram por causas comuns com estratégias similares.

d.
De acordo com o texto, Malcolm X e Luther King Jr. seguramente teriam se aproximado não fossem suas mortes prematuras.

e.
Há uma tendência comum de reduzirmos diferentes aspectos da vida de figuras históricas a momentos icônicos: esse processo se deu também com Malcolm X e Luther King Jr.

RESPONDER

Rose está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.