O tipo penal sob o nome jurídico de constrangimento ilegal, conforme o artigo 146, é facilmente definido
como sendo o constrangimento dirigido a outrem, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda.Sobre o crime de constrangimento ilegal, marque a alternativa INCORRETA:
Escolha uma:
a.
Só existe na modalidade dolosa.
b.
Não configura constrangimento ilegal a coação exercida para impedir suicídio.
c.
Constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, ou depois de lhe haver reduzido, por qualquer outro meio, a capacidade de resistência, a não fazer o que a lei permite, ou a fazer o que ela não manda, corresponde ao crime de constrangimento ilegal.
d.
Trata-se de delito subsidiário, constituindo-se elemento de vários tipos penais.
e.
Ainda que exista objetivo econômico, não se trata de extorsão, mas de constrangimento ilegal.
1 Resposta
Clique aqui para adicionar a sua resposta.
nicolle5189
Sobre os sistemas processuais penais, é correto o que se afirma na letra: c. F – V – V – F. Veja-se:
( F ) No sistema processual inquisitivo misto, o indiciamento em inquérito policial ensejaria constrangimento ilegal reparável pelo habeas corpus. FALSA. No sistema inquisitivo não haveria que se falar em constrangimento ilegal.
( V ) O sistema misto é caracterizado por uma investigação preliminar, a cargo da polícia judiciária, uma instrução preparatória, feita por um juiz instrutor, um julgamento com ampla defesa e contraditório e um recurso para a impugnação das questões de direito.
( V ) O sistema processual misto é aquele que possui uma fase pré-processual inquisitiva e uma fase processual acusatória.
( F ) no sistema acusatório, vigora vedação ao princípio da publicidade dos atos processuais, com óbvias exceções constitucionais. FALSA. No sistema acusatório o princípio da publicidade é uma das premissas, com algumas exceções constitucionais.