Os direitos humanos: um longo processo histórico A luta dos seres humanos por seus direitos é muito

antiga. Ao longo dela, vários acontecimentos importantes ocorreram e contribuíram para a formulação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, pelos países-membros signatários da ONU, como é o caso do Brasil.
Na Antiguidade, um dos primeiros conjuntos de leis elaborado e escrito foi o Código de Hamurabi, por volta de 1770 a. C. Apesar de ele ser muito conhecido por conta do princípio “olho por olho, dente
por dente”, que punia o criminoso conforme o crime que cometia, o rei Hamurabi justificou a sua elaboração afirmando a necessidade de proteger os mais fracos e oprimidos. Em 539 a. C., o rei da Pérsia, Ciro, editou algumas leis que também iam nesse sentido: ele aboliu a escravidão de povos como os hebreus, permitindo o retorno à terra deles, e instituiu a liberdade religiosa dos seus súditos.
Na cidade de Atenas, na região da Grécia Antiga, por volta de 510 a. C., um grande passo foi dado para garantir a participação de mais pessoas nas decisões políticas da cidade, quando foi permitido que os mais pobres pudessem votar. Apesar disso, mulheres, estrangeiros e escravizados não eram considerados cidadãos; logo, não participavam das decisões políticas.
Na cidade-estado de Roma, ainda na Antiguidade, por volta do ano 500 a. C., algumas reformas legislativas foram realizadas, permitindo às pessoas mais pobres eleger um representante político que
atendesse aos seus interesses na elaboração de leis.
Na Inglaterra, em 1689, um documento chamado Declaração dos Direitos foi elaborado. Nele, ficava garantida a liberdade religiosa, antes proibida, e o direito ao julgamento pelos crimes de que as pessoas fossem acusadas. Na França, em 1789, foi elaborada a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. Nessa declaração, alguns direitos básicos universais foram inscritos, por exemplo, o direito à vida, à liberdade e à propriedade. Esse documento serviu de inspiração para que, em 1948, após os horrores da Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948) fosse escrita na tentativa de garantir a todas as pessoas mais dignidade e justiça.

1. Após a leitura, sublinhe no texto os acontecimentos que contribuíram para o processo de elaboração da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

2. Crie uma linha do tempo com esses acontecimentos em ordem cronológica e marque a data em que eles ocorreram.

RESPONDER

Yagolds está aguardando sua ajuda, Clique aqui para responder.